quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Quais são os nossos direitos e quem somos nós?

Dirigido por Rose Silva e Alessandro Souza, o grupo artístico do CRIA, Pessoa Comum, apresentou hoje pela manhã, dia 03 de agosto, o seu espetáculo, Quem Somos Nós?, que está em fase de remontagem. Os espectadores, pais e amigos dos jovens-atores, encheram a sala e logo foram introduzidos a nós, a equipe CRIA. 




Dois índios, como estátuas, recepcionam o público. Momentos depois, surge um grupo de pessoas discutindo e brigando por um pedaço de terra. Quem Somos Nós? aborda temáticas como as ocupações territoriais, ao longo da história de Salvador. Os adolescentes interpretam personagens que, num primeiro momento, ainda não sabem conjugar o verbo dividir. O que eles visam: o seu próprio bem-estar. Aparecem, ao longo da história, figuras que sempre querem sair à frente de todos, e, nesse caso, ter o domínio das terras.




A montagem utiliza a questão territorial como mote para discutir temas como a ancestralidade, o direito dos cidadãos e a valor da identidade brasileira. Até o folclore é trazido para cena, através do colorido bumba-meu-boi. Tudo se transforma num debate sobre a importância da conquista dos direitos por terra, trabalho e pão.  Os jovens do CRIA também usam o palco para confidenciar os seus desejos e sonhos. Cláudia, mãe de Nathan, um dos jovens criadores, disse: “Espero que esse caminho de sucesso continue sendo traçado. Sucesso para todos os meninos e vão sempre em frente”. 




Essa semana de ensaios abertos é um preparativo para Arte do Encontro - Mostra Cênica CRIA e C'art que acontecerá no Teatro Vila Velha, entre os dias 26 e 31 de agosto. Quem somos nós? fará parte da programação e todos poderão conferir. Continue acompanhando o nosso blog e aguarde mais informações da Mostra em breve.

Um comentário :