terça-feira, 29 de julho de 2008

I Pipoca e Papo quer saber: para você, o que é uma felicidade clandestina?

Nesta sexta, a partir das 17h30 a Biblioteca Zeca de Magalhães realiza o I Pipoca e Papo. O encontro – uma roda de conversa sobre literatura - traz como convidados Mônica Santana, jornalista da ONG Cipó - Comunicação Interativa, e Gilson Antunes, mestrando em letras e lingüística da UFBa, para puxar um bate-papo sobre a escritora Clarice Lispector a partir do conto “Felicidade Clandestina”.

A escolha da escritora e deste conto em especial tem tudo a ver com a missão da Biblioteca, que é estimular e promover a leitura como prática de prazer. Neste texto, de um jeito cheio de fantasia, Clarice nos conta como uma menina passa a gostar de ler e manter contato com os livros. E assim, clandestinamente, vamos apresentando e aproximando o jovem leitor da sua maravilhosa obra.

E por que abrir uma roda de conversa? É Robson Ferreira, assistente da Biblioteca, quem responde: “Porque o CRIA acredita na arte-educação como metodologia para a inclusão de aspectos lúdicos em todos os processos educativos. Por isso o evento chama-se Pipoca e Papo. Poderia ser usada a expressão 'Palestra com coffee break' (risos), mas soaria exageradamente formal, e esse é o foco de resistência da grande maioria de pessoas que não se identificam com o hábito da leitura”, explica.

O Pipoca e Papo será realizado a cada dois meses, e pretende aproximar adolescentes e jovens que participam de grupos artísticos de teatro, poesia, clown e artes multimídia do CRIA, além de parceiros e amigos do ato de ler. A cada encontro, as reflexões serão feitas em torno de um autor, da sua obra, como um ato de prazer que nos leva a ver e sentir mais.

E para você: o que é uma felicidade clandestina?

3 comentários :

  1. Aê, pessoal!
    Tô lá neste Pipoca e Papo!
    E a minha Felicidade Clandestina, vcs já sabem: fazer um furo na lata de lete condensado e comer escondido, hehehe!
    Beijo,
    Ana F.

    ResponderExcluir
  2. Felicidade Clandestina,
    É poder cantar á plenos pulmões sambas com Cartola, Paulinho da Viola, Chico... Forró com Gonzaga, rock com Eller, cantorias com Cordel e não ouvir: “Nooosssaa, como você é desENTOADA!!!!!”
    Felicidade Clandestina, é poder colar o chiclete que ainda é doce na borda do prato e não ver cara de nojo.
    É tomar banho de mar, rolar na areia quente e ficar que nem bife á milanesa.

    ResponderExcluir
  3. Felicidade clandestina pra mim é..... vc sentir a sensação do medo de que alguém veja você fazer aquilo que ninguem te vê fazendo.....

    ->Ayran Girassol # Preta AyYh<-

    ResponderExcluir