terça-feira, 29 de julho de 2008

Arte pelo Desenvolvimento Sustentável

Já estão circulando pela Bacia do Goitá, em Pernambuco os 5 espetáculos que resultaram da assessoria em arte-educação do CRIA para o projeto Sanfona Cultural da Geração Futuro, ONG liderada por jovens da região.

O Sanfona Cultural chega aos municípios Chã de Alegria, Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Pombos. São 5 espetáculos que tratam de questões da realidade social, como a exploração do trabalho infantil, e buscam reconhecer e revelar manifestações culturais da Zona da Mata, como as cirandas e os maracatus.

Através de reflexões sobre o fazer e recriar da ação cultural, o projeto pretende facilitar o desenvolvimento local de cinco municípios da região, assolados pelo descaso e a violência contra o meio ambiente.

A mobilização começou com o evento Ouve a Voz da Arte que marcou as estréias dos grupos.

Como desdobramento dessa mobilização através do teatro, desenvolvida a partir da metodologia do CRIA, os jovens idealizadores da Geração Futuro estão fomentando uma rede entre os municípios, com eixo na arte e cultura.

“O teatro realizado pelo CRIA passa a ter acento Pernambucano, nos gestos, sotaque, nas interpretações, nos textos. Essa assessoria é marcada por um bem-querer enorme que tem beneficiado muito o CRIA por vias de aprendizado e intercâmbio de conhecimentos”, ressalta Maria Eugênia Milet, fundadora e coordenadora geral do CRIA.

A ação compõe o projeto que também conta com a parceria do Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, e apoio da Fundação Kellogg e Itaú Social.

Processo - No primeiro semestre de 2008, Maria Eugênia Milet, fundadora e coordenadora geral do CRIA, orientou a montagem dos espetáculos com a participação dos arte-educadores do CRIA Eugênio Lima, Andréia Franco e Rose Silva. Todo o trabalho de construção de textos e criações cênicas foi feito em diálogo com cada diretor nos municípios participantes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário