quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Pipoca & Papo promove encontro entre jovens poetas

A terceira edição do evento do evento neste ano contará com a apresentação dos recitais "Poesia em Construção", formado por adolescentes do grupo CRIAPoesia, e "Geléia Geral", do grupo mundoDIversos, formado por crianças e adolescentes que integram o projeto da Biblioteca Comunitária do Cabula.

Com o tema “Vida de Poeta” esta edição do Pipoca & Papo acontece no próximo dia 22 (sexta-feira), às 16h, no Centro Cultural Solar Ferrão, e pretende promover uma troca de experiências entre os dois grupos, que logo após as apresentações conversarão junto com a platéia sobre a experiência de cada um com a poesia. No Pipoca e Papo é assim, a platéia tem que participar, pode fazer perguntas e falar sobre poesia, principalmente se for recitando alguns versos!

Vamos potencializar a chama da cultura poética!

Esse é o objetivo do encontro, e grande interesse do CRIA, que há 16 anos vem inventando espaços para troca de saberes e articulação de parcerias culturais entre instituições e pessoas. Dessa forma preparando jovens para serem produtores das suas próprias histórias e poesias.

Os grupos
O recém-criado mundoDIversos reúne jovens poetas de 10 a 16 anos, estudantes de escolas públicas que integram o projeto da Biblioteca Comunitária do Cabula, com sede no campus da UNEB – Universidade do Estado da Bahia. Eles vão apresentar o recital "Geleia Geral", espetáculo que resgata a obra dos poetas da Tropicália, como Torquato Neto, Tom Zé, Chacal, Paulo Leminsky, entre outros. O repertório da apresentação também inclui textos do coordenador do grupo e ex-integrante do CRIAPoesia, Alan Barros, e do Orientador do CRIA, Robson Poeta Du Rap.

A programação conta também com o recital "Poesia em Construção", onde a poesia continua a desconstruir as ideias prontas, do completamente certo. Na performance do Grupo CRIAPoesia, as palavras libertas do papel ganham voz forte e ressonam nos corpos presentes! Cada poema recitado é uma intenção de cutucar nossos incômodos e provocar a expressão dos anseios poéticos escondidos em cada um.

Parceria
O CRIA, através da Biblioteca Zeca de Magalhães, promove o “Pipoca & Papo” desde 2008. É uma oportunidade de aproximação dos jovens com obras de escritores, vivos ou não, a partir do ponto de vista de leitores ou estudiosos convidados. A conversa gira a partir da exposição da obra, da vida e dos processos de criação destes convidados.

O projeto faz parte do ELE - Espaço de Linguagem e Expressão, dentro do projeto Biblioteca Viva: Formação CRIAtiva de Leitores, realizado pelo CRIA, em parceria com o I.C.I - Instituto da Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia e o IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural, apoiado pela CAIXA Econômica Federal. O objetivo do ELE é estimular os jovens para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita, o gosto pela literatura e o acesso a bens culturais.

O ELE tem o apoio dos seguintes parceiros: AVON, MINC – Ponto de Cultura, União Europeia, PPM – Pão para o Mundo, Instituto Winrock/OAK Foundation, Johnson & Johnson, AVINA, CAIXA Econômica Federal, FMDCA/CMDCA, IPAC e Governo do Estado da Bahia.

Serviço
O que: “Pipoca & Papo” - Vida de Poeta
Quando: 22 de outubro, sexta-feira,16h
Onde: Centro Cultural Solar Ferrão (Rua Gregório de Mattos, Pelourinho).
Convidados: Grupo CRIAPoesia e Grupo mundoDIversos  (Biblioteca Comunitária do Cabula)
Entrada franca

Nenhum comentário :

Postar um comentário