terça-feira, 29 de julho de 2008

Arte e saúde em tribos indígenas

A mobilização por meio do teatro e da arte-educação para o enfrentamento ao trabalho infantil, à violência sexual e prevenção à transmissão de DST’s/HIV e ao uso e abuso de drogas em Coroa Vermelha teve início em julho, com a Tribo do Teatro que apresentou Quem descobriu o amor? para cerca de 350 pessoas.

“Este projeto é muito importante para a nossa aldeia, e é muito importante que toda a aldeia abrace este projeto pela necessidade de proteger as nossas crianças e adolescentes” afirma Diu Pataxó, representante do Fórum Gestor da Aldeia Pataxó.

A experiência foi tão boa que o CRIA foi convidado pelo Unicef a repeti-la com adolescentes de outra tribo indígena – os Kaimbés.

O espetáculo foi apresentado na Escola Frei Calixto, município de Baianão, para 200 pessoas da comunidade escolar e parceiros; e no Centro Cultural da Aldeia Pataxó em Coroa Vermelha, para um público de cerca de 150 crianças, adolescentes, jovens e adultos, em sua maioria indígenas.

Nos debates após as apresentações os jovens indígenas estavam curiosos para saber em que a montagem do espetáculo mudou a vida dos jovens atores.

Os educadores da Escola Frei Calixto destacaram a importância da linguagem teatral para facilitar e impulsionar a discussão sobre sexualidade.

Já as mães indígenas afirmaram que o diálogo entre pais e filhos sobre sexualidade não faz parte da cultura da Aldeia, e é mais comum entre os jovens. Estes, por sua vez, reconheceram a gravidez na adolescência, as DST's/AIDS e o uso de drogas como os problemas mais freqüentes.

Esta ação faz parte do Projeto Território de Proteção de Crianças e Adolescentes, realizado pelo Instituto Tribos Jovens com apoio do UNICEF e da Veracel. O objetivo do CRIA no contexto do projeto é formar disseminadores de informações e dinamizadores culturais locais. Depois da apresentação de Quem descobriu o amor?, serão realizadas oficinas sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos para jovens e educadores Pataxós.

Nenhum comentário :

Postar um comentário