quinta-feira, 17 de outubro de 2013

A Arte de ver Cidades em Vitória da Conquista

Nos dias 18 e 19 de outubro o CRIA estará em Vitória da Conquista realizando formações sobre enfrentamento à violência sexual e apresentação do espetáculo Quem me ensinou a nadar?, no Instituto de Educação Euclides Dantas (Escola Normal), com duas sessões no dia 18: 18h e 20h. 

As atividades promovidas pelo CRIA correspondem a uma das etapas do projeto A Arte de ver Cidades – ArticulAção pelo enfrentamento à violência contra a população infanto-juvenil, que tem o objetivo de contribuir para a formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades populares de Salvador e interior da Bahia. Ainda no contexto do projeto, serão realizadas formações para 60 educadores ligados à rede de atenção básica e de escolas parceiras do Núcleo de Arte Educação da cidade de Vitória da Conquista.

As oficinas realizadas pelo CRIA serão ministradas por André Araújo (pedagogo, arte-educador e mobilizador social do CRIA). Já o espetáculo Quem me ensinou a nadar? será apresentado pelo grupo Iya de Erê, dirigido por Carla Lopes (Diretora de Arte do CRIA).

André ressalta que "o objetivo das formações é ampliar a informação sobre o problema do tráfico de seres humanos pra fins de exploração sexual, trabalhando a prevenção e seu enfrentamento e estimular os educadores a realizarem maior inserção da temática nos seus fazeres cotidianos”. A oficina terá duração total de 08 horas e abordará temas como “Conceituando as Violências Sexuais e suas diversas nuances” e “Conceituando o tráfico de seres humanos com foco na exploração sexual”.

A iniciativa tem o patrocínio da União Europeia, Pão para o Mundo e Johnson & Johnson. Conta com a parceria da COSPE - Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes e CEDECA - Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, além dos parceiros locais: Centro Social Urbano de Vitória da Conquista - CSU; Centro Noturno de Educação - CENEB; Instituto Social Vivendo e Aprendendo e Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Articulações na Bahia

O CRIA está articulado no interior da Bahia através da Rede Ser-tão Brasil, Rede que coordenou há 10 anos e hoje colhe frutos, participa e incentiva o movimento. Com 12 anos de existência, a Rede Ser-tão Brasil é formada por grupos artísticos e culturais comunitários de Salvador e do interior da Bahia, ONGs, Pontos de Cultura, associações culturais e amigos de todo o Brasil, tem o propósito de irradiar um modo de vida simples e solidário, em ações conjuntas de arte-educação que valorizam as pessoas, especialmente os mestres populares da cultura, seus saberes e fazeres; as crianças, em sua espontaneidade de brincar; os jovens, em sua força expressiva e aspiração de futuro; a natureza, o planeta.

Próxima etapa do projeto acontecerá em novembro na cidade de Jequié. Fiquem ligados!!!

Nenhum comentário :

Postar um comentário