segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Ruth" fecha com muita interação o último dia da Mostra


Foi só o primeiro palhaço entrar em cena que as gargalhadas se espalharam pelo teatro. Minutos depois, elas iam chegando cada vez mais perto dos atores. Sentadas na primeira fileira, não dava para conter tanta euforia e o grupo de crianças se debruçou na beira do palco para sentir de perto a energia da trupe do CRIApalhaço. Ruth é assim.

Depois de dois anos, a montagem volta com fôlego renovado, mas com a mesma essência de saber tocar o coração de adultos e crianças. Do início ao fim da peça elas vibram, fazem perguntas e pedidos aos personagens querendo entrar também na história. Iale Ribeiro, 8 anos, já tinha ficado perto de um palhaço em uma peça que ela assistiu antes em outro teatro e disse que, o que mais gostou ao ver o espetáculo do CRIApalhaço, foi a parte do nascimento de Rutinho na peça. “Eu achei muito engraçado”.

Os adultos também tem sua vez de curtir o espetáculo, como é o caso do supervisor de segurança Adenilson Carvalho, que aproveitou sua folga para ir à Mostra. “Esse trabalho faz a gente voltar à nossa infância e lembrar as coisas boas daquela época”, declara ele que aproveitou e levou à esposa junto para ver a peça. “As crianças estavam entendo tudo e os adultos curtiram bastante também”, diz Eva de Matos Carvalho. “Eu gostei deles atuando e passando as mensagens através da inocência das brincadeiras de criança. A gente que é adulto fica comovido e participa também”.

Para a diretora e atriz da peça, Andréia Franco, os atores têm que saber lidar com essa interação direta e tentar ser o mais neutro possível. “Temos que ficar o tempo inteiro equilibrando e foi nisso que o intercâmbio nos ajudou. Hoje estamos muito mais seguros, com mais maturidade e técnica”. Ela se refere ao intercâmbio entre palhaços brasileiros e italianos que aconteceu em janeiro de 2011, em Castel Fioretino, na Itália, com o Teatro C´art. Uma história que, na verdade, começou há muito tempo.  A culminância desse processo se deu com a Arte do Encontro – Mostra Cênica CRIA e C’art, realizado em agosto de 2011, em Salvador, em comemoração aos 14 anos de união entre o CRIA e C’art.

Com a VII Mostra, o CRIA dá continuidade à sua missão de revelar a arte para a cidade através do talento e da dedicação dos grupos artísticos. “A mostra deste ano foi linda. É a mostra do tamanho, da grandeza, da beleza destes meninos”, diz Carla Lopes, Coordenadora da Área das Artes. “Quando eu os vejo em cena, eu vejo os desafios, as histórias de vida, as superações reveladas em arte e que eles estão maiores a cada dia, perante o público e perante a vida.”

Para ela, são 18 anos de busca do aperfeiçoamento e do respeito da plateia. “Os meninos são de uma grandeza imensa e eles revelam isso com beleza, coragem e dignidade”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário