segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jovens mobilizados para o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS


Assistência a saúde é um direito do cidadão e um dever do Estado, conforme prega a Constituição desde 1988. Sabendo disso, os jovens do Centro de Referência Integral de Adolescentes vão mais uma vez exercer sua cidadania no dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, durante uma sessão especial no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador, às 8h.

Como parte do evento, o CRIA irá expor os materiais que já produziu e tratam do tema, como livretos, cartilhas e vídeos nas áreas de cultura, educação, cidadania e saúde sexual e reprodutiva, com ênfase na luta contra a AIDS, e no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Alguns exemplos são os vídeos Com Arte sem AIDS, resultado da montagem homônima de 1998; o vídeo Diálogos..., parte integrante do projeto Diálogo na Família: Uma Arte; e a cartilha DST AIDS e Vulnerabilidade.

No mesmo local ainda haverá o lançamento do Calendário 2011 – Abraçando a Vida – Crianças com AIDS, da Instituição Beneficente Conceição Macedo - IBCM. Desde 1989, a entidade assiste pessoas em situação de vulnerabilidade social, que vivem e convivem com HIV/AIDS.

Educar para prevenir
Em parceria com outras ONG’s, o CRIA promove ações educativas sobre saúde e cultura voltada para jovens e comunidades sobre os direitos sexuais e reprodutivos.

Neste último sábado (27) as famílias dos 74 jovens que participam dos grupos do CRIA participaram de mais um encontro de formação sobre HIV/AIDS. Esta foi a quarta ação realizada neste ano para as famílias dos adolescentes, que são estimuladas a discutir e refletir sobre o assunto.

“Nos encontros trabalhamos a proposta do CRIA de formação para as famílias, a pactuação da agenda de formação, relações de gênero, sexualidade na adolescência, saúde e HIV/AIDS”, explica André Barbosa, Orientador da Área de Saúde e de Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Além de fazer parte do Fórum Baiano de Ongs AIDS - FOBONG, o CRIA é parceiro de várias organizações, dentre elas o Grupo de Prevenção a AIDS - GAPA-BA.

“Já participamos conjuntamente da organização de encontros estaduais e nacionais para adolescentes que vivem e convivem com HIV/AIDS, sem falar no alinhamento político em muitos momentos no que tange nossa atuação dentro dos espaços de controle social”, lembra André. Em 1998, o CRIA ganhou Menção Honrosa da C.N. de DST/AIDS – Ministério da Saúde.


Dia Mundial de Luta Contra Aids
No dia 1° de dezembro, vários países comemoram o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Essa data foi instituída como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento sobre a pandemia e incentivar a análise sobre a AIDS pela sociedade e órgãos públicos.

No Brasil, a data começou a ser comemorada no final dos anos 1980, envolvendo os governos federal, estaduais, distrital e municipais e organizações sociais.

Este ano, a campanha do Dia Mundial tem como público primordial os jovens de 15 a 24 anos.

Essa escolha foi feita ao se levarem em consideração dados comportamentais como o maior número de parceiros casuais dos jovens em relação aos não-jovens e o elevado índice de jovens (40%) que declaram não usar preservativo em todas as relações sexuais.

Os objetivos da campanha são desconstrução do preconceito sobre as pessoas vivendo com HIV/AIDS e a conscientização dos jovens sobre comportamentos seguros de prevenção. Para isso, o tema da campanha será: “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade ao HIV/AIDS”. (fonte www.aids.gov.br )

Serviço:
O que: Sessão Especial com o tema: “Dia Internacional de Luta contra a AIDS”
Quando: 1º de dezembro, quarta-feira
Horário: 8h
Onde: Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador  (Praça Municipal).

Nenhum comentário :

Postar um comentário