quinta-feira, 13 de maio de 2010

Deputados garantem urgência para Plano Estadual de Juventude

Os deputados que participaram da Audiência Pública que debateu a aprovação do Plano Estadual de Juventude na Assembléia Legislativa da Bahia, ontem (11), no Plenarinho da casa, se comprometeram em tomar todas as iniciativas possíveis para que o plano seja aprovado em regime de urgência.

O deputado Álvaro Gomes, vice-líder do Bloco de Maioria, resumiu a disposição dos parlamentares em dar caráter de urgência ao projeto: “Em nome da liderança do governo reafirmo que a intenção é votar o plano ainda nesse semestre”. O deputado Javier Alfaya (PCdoB), que é vice-presidente da Frente Parlamentar de Juventude, propôs  reunir representantes das entidades presentes, conselheiros e gestores de juventude, para conversar com o presidente da Alba, Marcelo Nilo (PDT), para que o plano seja votado até junho.

De acordo com o deputado Yulo Oticica (PT), presidente da Frente Parlamentar e relator do projeto no Legislativo, o comprometimento de todos os deputados é imprescindível para a rápida tramitação: "A presença deles se comprometendo com a aprovação do plano é fundamental, porque o projeto não passara pelas comissões. Será discutido e votado em plenário”.

Além dos deputados da Frente e da Liderança do Governo, o deputado Heraldo Rocha (DEM), líder do Bloco de Minoria da Casa, também se comprometeu em trabalhar pela aprovação do PL 18.532/2010. Para ele, "a aprovação deste Plano é importante para toda a juventude baiana. Essa não é uma vitória deste ou daquele, mas sim da Casa e do povo baiano".

Segundo o coordenador de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado, Éden Valadares, que apresentou as principais propostas do projeto, "os  objetivos do Plano são promover o nivelamento das interpretações sobre o que é ser jovem na Bahia; criar políticas que tratem o jovem como sujeito de direitos; tornar as políticas públicas de juventude responsabilidade do Estado; e criar metas para intervenção governamental durante os próximos 12 anos".

Representantes dos diversos segmentos da juventude no Estado estiveram presentes no encontro, entre eles gestores municipais, membros do Conselho Estadual e dirigentes de mais de quarenta organizações da sociedade civil. "Nós, do movimento social, acumulamos vitórias e derrotas nestes processos de aprovação de novas legislações. No caso do Plano Estadual de Juventude, com a força das juventude baianas, esperamos ter uma grande vitória. E, no dia da sua aprovação, lotaremos as galerias e corredores desta Casa", finaliza Felipe Freitas, presidente do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

Texto originalmente publicado no Blog Jovem Gera Ação

Um comentário :

  1. mas este projeto ja foi aprovado ou esta em periodo d votaçao e se ja foi aprovado quais cidades ja foram beneficiada?

    ResponderExcluir