quarta-feira, 12 de maio de 2010

ELE exibe filme e recebe artistas para bate-papo com jovens

O Espaço de Linguagem e Expressão (ELE) realizado no início de maio teve como tema especial o “Acesso a Bens Culturais”. Para realizar essa discussão, os jovens conheceram um dos grandes filmes do cinema baiano, Superoutro (1989) e tiveram a oportunidade de conversar com o diretor e o ator do filme, Edgard Navarro e Bertrand Duarte, durante os dois dias de realização do ELE.

No primeiro dia os jovens assistiram o filme e ficaram contagiados pela abordagem crítica e humorada. O debate com Edgard Navarro começou com perguntas sobre o filme, mas logo começaram a falar sobre a linguagem audiovisual, suas mensagens e o processo de filmagem. “O que vamos ver no cinema? Que produto estamos consumindo? De quem é esse poderio?”, provocou Edgard.

O ator Bertrand Duarte conversou com os jovens no segundo dia e despertou grande interesse de participação dos jovens. "Perguntaram sobre a como acontece a preparação dos personagens, qual foi a reação da família dele quando intepretou o personagem do Superoutro. Acho que o fato dos jovens também estarem no teatro motivou o grande interesse", diz Robson Ferreira, educador' do ELE. 

Para Leila Pimenta, educadora do ELE, a exibição de filmes é muito importante como ferramenta de discussão ampliada. “Recebemos uma cópia do filme, que ficará no acervo de nossa biblioteca. Já temos jovens interessados em exibir o filme em sua comunidade, continuar a discussão, e replicar aprendizados”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário