quinta-feira, 27 de novembro de 2008

No dia 1º de dezembro, vista-se de vermelho na luta contra o HIV / Aids


Ao meio dia da segunda-feira, 1º de dezembro, quem estiver no Largo do Pelourinho (Centro Histórico de Salvador) certamente vai se emocionar com a visão um grande laço humano, formado por uma corrente de jovens que, de mãos dadas, pedem prioridade no combate e na prevenção ao HIV / Aids. A imagem, símbolo do movimento internacional de luta contra a doença, será formada por integrantes de organizações artísticas de Salvador, e pretende chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção do HIV e Aids.

A mobilização começa cedo - às 9h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, será exibido o documentário "Depois de Ontem", uma produção da organização não governamental Pela Vida, do Rio de Janeiro. A exibição do filme serão seguida por um debate entre os jovens e Alice Fimino, gerente do Centro de Saúde do São Francisco. A idéia é que, durante o debate, além de se esclarecer as dúvidas dos jovens, sejam apresentadas as políticas de prevenção concebidas para esta faixa etária.

Às 10h, os jovens que estavam assistindo o filme saem em cortejo cênico pelas ruas do Centro Histórico. Paradas estratégicas serão realizadas em frente às sedes das instituições organizadoras do evento - como o CRIA, a Eletrocooperativa, o Projeto Axé e o Grupo Gay da Bahia (GGB), cujas fachadas estarão decoradas com laços vermelhos. O caminho do cortejo será marcado por fitas vermelhas amarradas em pontos estratégicos, distribuição de preservativos e materiais educativos. A parada final é o Largo do Pelourinho, onde será formado o laço humano.

Para o CRIA, a questão da prevenção à Aids sempre foi uma causa prioritária. As formas de prevenção à contaminação pelo vírus são assunto da formação promovida entre os mais de 100 jovens da instituição, e muitos dos espetáculos teatrais promovidos pela instituição e apresentados em teatros, escolas e centros comunitários deixam clara a mensagem por uma vida sexual segura. Na ocasião, o CRIA vai relançar o material educativo Meu Caderno Com Arte, Sem Aids, que apresenta, em linguagem orientada ao público juvenil, dicas de prevenção contra a contaminação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário