segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Juventude de Cosme de Farias em ação pela melhoria da escola

Revelar a importância da participação juvenil nos serviços públicos de educação e saúde é o objetivo das ações do Grupo Comunitário Jovem Nova Geração, atuante no bairro de Cosme de Farias, Salvador. Com apoio da Save the Children, CRIA e Rede Ser-Tão Brasil, o Grupo vem desenvolvendo oficinas de teatro com alunos da 7ª e 8ª séries com estudantes da Escola Estadual Cosme de Farias.

As oficinas darão origem a uma peça de teatro e a um livreto, elaborados por jovens a partir do mapeamento sócio-cultural do bairro realizado em colaboração com educadores, profissionais de saúde e arte-educadores do CRIA. O objetivo é revelar a história, os serviços, necessidades, bens culturais e humanos da comunidade e dar voz à juventude, trazendo a escola e o centro de saúde como espaços essenciais para o exercício da cidadania.

A ação está sendo avaliada de maneira positiva pelos educadores do CRIA “Nós do CRIA, da Rede Ser-Tão Brasil e os jovens gestores dos grupos comunitários entendemos que toda essa experiência precisa ser disseminada, com o intuito de contribuir na qualificação da participação juvenil a partir das diversas articulações que os dinamizadores já fazem 23 escolas públicas de Salvador e quatro Centros de Saúde”, conta Fernanda Colaço, educadora da instituição.

O Grupo Comunitário Jovem Nova Geração existe desde 2006 e, de lá pra cá, tem buscado diálogo com o Conselho de Moradores da Baixa da Paz, Grupo de Mulheres, Centro de Saúde local e com a Escola Estadual Cosme de Farias, sempre desenvolvendo suas ações através da arte-educação, da participação e expressão artística e cultural da juventude como fundamento para seus processos comunitários de desenvolvimento local sustentável.

Nenhum comentário :

Postar um comentário