segunda-feira, 19 de maio de 2014

18 de Maio: Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Em homenagem ao dia 18 de Maio, data marcada nacionalmente como o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, foi realizada no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador, uma roda de conversa com o tema: "O Enfrentamento à Exploração Sexual no país da Copa".

A sessão promovida pelo Comitê Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, na qual o CRIA é instituição foi iniciada com a apresentação do grupo de poesia Vozes da Liberdade, seguida da fala do coordenador executivo do Cedeca-Ba (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan), Waldemar Oliveira, denunciando dentre outras situações, a ineficiência do disque 100, principal canal de comunicação da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, onde cerca de 60% das denúncias não são apuradas.

Durante o evento, dados alarmantes de exploração sexual nas cidades-sede da Copa do Mundo 2014, com Salvador ilustrando o terceiro lugar, atrás somente do Rio de Janeiro e São Paulo, foram compartilhados. Ao final das falas, foi aberta uma roda de conversa sobre o enfrentamento à exploração sexual contra crianças e adolescentes, com as participações do vereador Silvio Humberto, da Comissão de Educação e Cultura; de Jane Souza, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); de Monique Evelle, do Desabafo Social; do superintendente da Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e de Tereza Calabrich, do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Da plateia, os jovens atores do CRIA participaram do debate, trazendo à tona os elementos formativos dos espetáculos, bem como suas inquietações vividas nos grupos comunitários, família, escolas etc. O Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil é um das militâncias do CRIA, sempre presente no espetáculos, conteúdos programáticos e materiais educativos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário