Publicação traz resultados de pesquisa Perpectivas da Educação Integral, a partir de experiências brasileiras |
O CRIA é uma das instituições presentes no livro Tendências para Educação Integral, que analisa 16 experiências brasileiras de educação integral.
A iniciativa é da Fundação Itau Social e do Fundo das Nações Unidas (Unicef), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A iniciativa é da Fundação Itau Social e do Fundo das Nações Unidas (Unicef), sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Para participar da pesquisa o CRIA recebeu em sua sede, no Pelourinho, a visita de uma pesquisadora do Cenpec, realizada entre 26 e 28 de abril de 2010.
Durante três dias houve conversa entre a pesquisadora, jovens, educadores e gestores do CRIA para conhecer o projeto em todos os seus detalhes.
Durante três dias houve conversa entre a pesquisadora, jovens, educadores e gestores do CRIA para conhecer o projeto em todos os seus detalhes.
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A representante também viu de perto como está organizada a atuação das comunidades que integram o Grupo Gestor Intercomunitário, coletivo articulado pelo CRIA através da Rede Ser-Tão Brasil, para saber como cada gestor se capacita para desenvolver esta atuação e como este trabalho contribui nos avanços das conquistas sociais nas áreas de educação, saúde e cultura para suas comunidades.
No encontro, que aconteceu no Ateliê Multimídia do CRIA, foram ouvidos Jovens Dinamizadores das comunidades de Marechal Rondon, Arenoso, Paripe, Cosme de Farias, Fazenda Coutos e São Tomé de Paripe, com participação de Luciana Balbino e Patrícia Barral, professora de teatro e diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, respectivamente.
Houve também um momento de encontro dentro de duas comunidades para discutir os efeitos do projeto junto a pais e responsáveis, alunos, diretores e educadores. A visita ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, no bairro de Coutos, e Centro Municipal de Educação Infantil Vovô Zezinho, em Arenoso.
Para Romilson Freitas, o conceito de “integral” adotado pelo CRIA está atrelado a essa contribuição dada na formação do indivíduo de maneira plena. “O CRIA acredita que o ser humano deve ser enxergado de maneira única, mas contribuindo de uma forma integral para isso, trabalhando para potencializar as diversas dimensões na formação do indivíduo. Não é só arte, é a atuação comunitária, a relação com a família, etc.”, explica.
Sobre o livro
Resultado de uma pesquisa de dois anos desenvolvida em todo o país, a publicação foi apresentada durante o Seminário Internacional sobre Educação Integral, no dia 30 de março, em São Paulo, um dia após o lançamento do Prêmio Itaú-Unicef, que tem o objetivo de valorizar experiências de organizações na área da Educação Integral.
A publicação compreende a Educação Integral como uma política educacional que contempla o contexto de vida dos alunos em suas várias dimensões (física, afetiva, cognitiva, intelectual e ética).
Experiências de projetos como o Educa Mais, em Cuiabá (MT), Oficina do saber, em Sorocaba (SP), Oficinas Grão de Luz, em Lençóis (BA), Centro de Referência Integral de Adolescentes - CRIA, em Salvador (BA) e Proposta Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PE) são apresentados e mostram as diferentes possibilidades de se trabalhar a educação de forma integrada.
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