quarta-feira, 7 de julho de 2010

CRIA participa da elaboração do Código de Conduta Ética do Nordeste

A Bahia está entre os estados nordestinos que participam da elaboração do “Código de Conduta Ética do Nordeste” contra a exploração de crianças e adolescentes por meio do turismo. A proposta da criação do documento foi discutida durante o Encontro Regional do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, realizado nos dias 9 e 10 de junho, em Recife, Pernambuco.

O objetivo é consolidar a proteção de pessoas das duas faixas etárias na Região. O CRIA esteve presente ao encontro representado pela jovem dinamizadora Jucileide Anunciação, juntamente com outros jovens, representantes de diversas entidades públicas e privadas, e pessoas da sociedade civil de cada Estado nordestino.

“Eu defini minha participação como fazer valer nossas palavras e direitos como jovens e adolescentes, e principalmente, como cidadãos”, afirma Jucileide, que juntamente com a jovem Taciane de Jesus, ambas do grupo teatral Pessoa Comum, passaram a integrar o Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual, representando a juventude da Bahia neste espaço.

“Achei o seminário muito importante para minha formação e para meu conhecimento, pois pude estar tirando minhas dúvidas e me integrando ao grupo. Os jovens de outros estados me deram a maior força e fiquei muito feliz com a forma que me receberam no grupo, além da afirmação da nossa busca de objetivos comuns”, resume Jucileide.

As duas jovens fazem parte de um processo crescente de interesse na participação nos processos formativos do CRIA, como explica a coordenadora da área de saúde do CRIA, Cássia Lima. “Elas vem acompanhando algumas das ações, como a oficina dirigida para as representações das comunidades realizadas entre março e maio e a participação delas foi excelente”.

Jucileide e Taciane também compõem o Conselho Jovem do CRIA, instância de avaliação e monitoramento das ações do Projeto “Artes Comunitária’ no enfrentamento às violências Sexuais", em parceria com o Instituto Winrock.

O evento também serviu para a troca de experiências e informações sobre projetos que estão sendo feitos em alguns estados, a exemplo do Projeto Turismo Sustentável e Infância, desenvolvido pela Organização Mundial de Turismo em parceria com outras entidades, como o Conselho Nacional de Turismo.

Outro exemplo é o PREVES - Programa Pernambuco de Enfrentamento a Violência sexual, que contempla 8 projetos que tem como diretrizes promover proteção, formação continuada e monitoramento para a prevenção e atendimento as situações de violências sexuais contra crianças e adolescentes.

A realização do evento ocorre depois dos compromissos firmados em agosto de 2007, no I Encontro do Nordeste realizado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Na ocasião, estados e municípios da região Nordeste definiram como prioridade a construção e revisão de Códigos de Condutas Éticos contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por meio do turismo, assim como firmar o Pacto de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e Adolescente no Turismo no Nordeste.

Nenhum comentário :

Postar um comentário