quinta-feira, 8 de outubro de 2009

CRIA e Rede Ser-Tão Brasil inspiram política pública para crianças no estado da Bahia e promovem Conferência Livre de Cultura

Entre 20 e 22 de novembro (sexta a domingo), 300 participantes de todas as idades atuantes em grupos culturais de 12 bairros de Salvador e de 16 cidades do interior do estado estarão reunidos no município de São Gabriel, região de Irecê. Trata-se do Encontro da Rede Ser-Tão Brasil que, em sua sexta edição, será uma Conferência Livre de Cultura debatendo propostas que serão levadas para os fóruns estadual e nacional e apresenta os “Quintais das crianças” proposta adotada pela Conferência Estadual de Cultura da Bahia.

Na pauta do Encontro, debates sobre cultura como fator de desenvolvimento sustentável, encontro com gestores municipais e estaduais, juventude, economia solidária, meio ambiente, cultura popular e saúde. A metodologia adotada é a dos tamboretes temáticos, nos quais os temas serão debatidos e serão retiradas propostas, posteriormente votadas em plenária. Há ainda espaço na programação para oficinas artísticas e celebração com mestres da cultura popular. O evento conta com apoio de algumas prefeitura municipais envolvidas e do Instituto Votorantim para sua realização.

Em destaque está o “Quintal da criança” proposição do CRIA, uma das instituições que compõe a Rede Ser-tão Brasil, trata-se de um movimento em defesa da infância e da natureza de forma integrada e integradora que acredita na ação libertadora do Brinquedo e da Natureza como a Casa da Criança. Esta ação será reproduzida na Conferência Estadual de Cultura, em Ilhéus.

A articulação que hoje forma a Rede Ser-Tão Brasil nasceu, em 2001, da expansão das atividades do CRIA, ong que há 15 anos desenvolve trabalho de arte-educação, para o interior do estado. Seu objetivo é inspirar experiências organizadas coletivamente, com e pela juventude, que valorizem a criatividade, a liberdade, a criação artística, as culturas tradicionais locais, a relação do homem com a terra e as formas solidárias de sobrevivência; a partir de articulações político-culturais locais, pelo bem comum e possibilidade da vida simples e digna em cada lugar.

Um comentário :

  1. boa tarde
    gostaria de saber algumas informações sobre as inscrições para a Conferência Livre de Cultura.
    até quando as inscrições acontecem?
    ela ssão gratuitas?
    obrigado

    ResponderExcluir