quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Arte que transforma vidas no palco do Sesc-Senac

Fernanda Silva, 18, tornou-se referência no bairro de São Lázaro, onde vive: é uma das poucas moradoras que, tendo estudado em colégio público, foi aprovada no concorrido vestibular da Universidade Federal da Bahia. Wesley Guimarães orgulhou a família por ter ido, com apenas 13 anos, para Brasília, falar no Fórum de Direitos da Criança e do Adolescente sobre sua atuação em projetos de arte educação. Já Joilton Araújo, 21 anos, vem mudando a cara do bairro de Fazenda Coutos com o trabalho de seu grupo, o Nativos da Bahia, que foi contemplado pelo edital Pontos de Cultura do Governo Federal.

Fernanda, Wesley, Joilton e tantos outros meninos e meninas são os fios de uma trama que vem costurando soluções para as comunidades populares de Salvador, tantas vezes marcadas pela violência e pelo descaso do setor público, a partir da cultura. Eles participam de um grupo de 80 jovens atores e atrizes que levarão suas vidas e suas idéias sobre o que é identidade cultural, ancestralidade, relações de gênero e sexualidade ao palco do Teatro Sesc-Senac Pelourinho. Trata-se da mostra de artes cênicas A Cidade CRIA Cenários de Cidadania, que pelo quinto ano consecutivo apresenta os resultados das ações de arte-educação realizadas pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) com adolescentes moradores de 23 comunidades populares de Salvador.

São cinco espetáculos, todos frutos de uma formação com adolescentes e jovens que, nas três vezes por semana em que estão no CRIA, trabalham com arte, reflexões sobre cidadania, atuação comunitária, saúde, relação com o meio ambiente e incentivo à leitura. Os jovens recebem um auxílio financeiro para estar nas atividades, a família participa ativamente do processo e o bom rendimento escolar é pré-requisito para a permanência nos grupos artísticos. A atuação como dinamizador cultural do bairro em que vive também é estimulada Ao final de cada apresentação, o jovem elenco e os educadores do CRIA realizam um debate sobre o tema do espetáculo com a platéia.

A quinta edição da mostra acontece em um momento muito especial: “Estamos comemorando quinze anos com uma maturidade maior da equipe, uma vivência maior, intercâmbios profundos, amplos, na cidade, no mundo e no próprio Pelourinho”, avalia a supervisora-geral do CRIA e professora da Escola de Teatro da UFBA, Maria Eugênia Milet. “São anos de trabalho junto com meninos e meninas da Bahia, de Salvador e também com seus familiares. Com arte, cultura e muito diálogo. Tudo isso é importante para avançarmos mais como gente, como homens e mulheres. Como cidadãos”, completa.

Depois das apresentações no Sesc-Senac Pelourinho, os espetáculos seguem para apresentação nos bairros de origem dos jovens atores e atrizes do CRIA. É a mostra comunitária, que leva arte, beleza e poesia para as comunidades populares de Salvador.

SERVIÇO
O quê: Mostra de Artes Cênicas A Cidade CRIA Cenários de Cidadania
Quando: de 25/08 a 05/09 (terça a sábado), às 19h
Onde: Teatro Sesc-Senac Pelourinho
Quanto: R$ 2 (inteira)

Nenhum comentário :

Postar um comentário