sexta-feira, 6 de março de 2009

Equipe do CRIA está em formação

No início de cada ano, O CRIA organiza um momento de planejamento e formação coletiva de sua equipe: o Seminário CRIAtivo. Este ano, a atividade começou com a presença da equipe na palestra "O Reencamento da Universidade", proferida pelo sociólogo francês Michel Mafesoli como parte da abertura do ano letivo da Universidade Federal da Bahia.

Entre as idéias apresentadas pelo palestrante, está a urgência de a universidade voltar-se para os saberes populares. A crítica residiu principalmente no privilégio do abstrato em detrimento da experiência e do que é sensível.

Mafesoli também propõe inverter o peso que damos às experiências que vêm "de fora", e uma maior valorização dos saberes locais. "Acho que a França tem muito a aprender muito com o Brasil", afirmou, em resposta a uma estudante que perguntou o que o nosso país teria a aprender com a Europa.

"Me parece que o CRIA está na vanguarda, e que a Universidade tem um longo caminho pela frente se quiser ser realmente 'nova' e 'religada' à sociedade", opinou Ana Paula Carvalho, que integra o Núcleo de Planejamento do CRIA. O Seminário CRIAtivo continua na próxima semana, com atividades de integração e oficinas artísticas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário