quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Projeto Curta Cinema exibirá o documentário Feminino Cangaço

Em comemoração ao mês da Cultura Popular, o Projeto Curta Cinema, do Centro Cultural Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, exibirá no dia 14/08, às 15h e 17h30, o documentário Feminino Cangaço, dos diretores Lucas Viana e Manoel Neto.

Este documentário propõe uma reflexão sobre a entrada das mulheres no cangaço, suas motivações, as superstições em torno delas, seus papeis dentro dos bandos, crenças e dramas pessoais. Busca compreender e ressaltar a importância destas mulheres que transgrediram os valores sociais de sua época e ajudaram na construção do “fenômeno do cangaço”, destacando-as como sujeitos ativos desta história, cuja força surpreende ainda nos dias atuais.

São entrevistados no filme especialistas na temática do cangaço, a exemplo do sócio fundador da União Nacional de Estudos Históricos e Sociais (Unehs), Antonio Amaury, e os pesquisadores Frederico Pernambucano de Melo, Luiz Ruben, Rosa Bezerra e Germana Gonçalves. Também estão presentes os depoimentos da filha e neta de Lampião e Maria Bonita, Dona Expedita e Vera Ferreira.

O filme é uma produção do CEEC - Centro de Estudos Euclides da Cunha, órgão suplementar da UNEB, e da WebTV UNEB, em coprodução com a Épuras - Laboratório Audiovisual.

Após o primeiro horário de exibição, às 15h, será realizado um bate-papo com os diretores do filme. A entrada é franca.
 
Serviço
O quê: Curta Cinema com exibição do documentário “Feminino Cangaço”
Quando: 15h e 17h30*
Onde: Centro Cultural Vereador Manuel Querino (Câmara Municipal de Salvador)
Endereço: Praça Municipal, s/n, subsolo da Prefeitura.
Contato: 3320-0396/0324 (Ana Paula)
* No horário das 17h30 só haverá a exibição do documentário, sem o bate-papo com os convidados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário