quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conselho jovem participa de oficina de empreendedorismo

Integrantes do Conselho Jovem do CRIA participaram, nos dias 4 e 5 de junho, de uma Oficina em Elaboração de Projetos e Empreendedorismo, realizada na Fundação Terra Mirim, com sede no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

O encontrou proporcionou a estes jovens aprender noções fundamentais sobre como construir um projeto para que eles possam desenvolver desde a criação, até a busca de financiamentos. De forma lúdica, eles puderam refletir sobre empreendedorismo, liderança, trabalho em grupo, trabalho em rede e sustentabilidade.

Para a coordenadora da área de saúde, Irene Piñeiro, “a formação permitiu percebermos o crescimento e amadurecimento dos jovens integrantes do Conselho Jovem. Avançamos na elaboração de projetos, o que permitirá maior autonomia na participação comunitária com possibilidades de captação de recursos através da participação em editais”, explica


É o caso, por exemplo, do jovem Evaldo Maurício, do grupo Iyá de Erê e morador da comunidade de Cosme de Farias. “Penso em montar um projeto dentro da escola qual eu trabalho com arte-educador, usando as mesmas instruções aprendidas ou quase aprendidas no encontro de formação. Mas no momento ainda não tenho nada diretamente em vista para comunidade. Mas como a escola faz parte da comunidade de Cosme de Farias, será mais fácil o projeto que eu fizer com a escola servir diretamente para comunidade”. Ainda de acordo com Evaldo, no momento o próprio grupo do conselho jovem anda se reunindo para escrever um projeto. “Estamos pensando, idealizando para estruturar tudo aquilo que aprendemos e queremos fazer!”, completa.

A oficina foi conduzida pela facilitadora Kéu Ribeiro, educadora e contadora de histórias, com experiência em empreendedorismo social e desenvolvimento de metodologias lúdicas e participativas. A metodologia consistiu em trabalhar os conceitos sempre entremeados de jogos e histórias dando leveza ao processo, conectando aos conteúdos e bagagens dos próprios jovens e, ao mesmo tempo, ajudando-os a conectar-se com os conceitos trabalhados.

Conselho Jovem

O Conselho foi constitutído em 2009, no contexto do Projeto "Artes Comunitárias no Enfrentamento das Violencias Sexuais", executado pelo CRIA em parceria com o Instituto Winrock e tem como objetivos monitorar e avaliar as ações desse Projeto, assim como disseminar informações sobre o tráfico de pessoas. O grupo é formado por 08 integrantes, sendo 04 do sexo feminino e 04 do sexo masculino, com idades entre 13 e 19 anos, todos integrantes dos grupos de teatro do CRIA, a exceção de uma jovem que é da comunidade de Arenoso e integrante da esquete teatral " Tráfico Humano".

Nenhum comentário :

Postar um comentário