terça-feira, 17 de novembro de 2009

VI Encontro Ser-Tão Brasil

O CRIA é um dos realizadores do VI Encontro Ser-Tão Brasil que acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro, em São Gabriel, a 480 km de Salvador, na Bahia. O Encontro é um dos mais importantes momentos de culminância das ações realizadas pela Rede Ser-Tão Brasil que conecta 16 núcleos de arte-educação de cidades do interior da Bahia e 12 grupos culturais em comunidades de Salvador – todos fazedores de arte, cultura, educação e cidadania.

Celebrações com mestres populares, cortejos cênicos e oficinas artísticas são a parte mais visível deste Encontro, mas não são as únicas. Cada manifestação artística é sustentada pelo debate sobre a importância da cultura no desenvolvimento local sustentável, tema da mesa de abertura do Encontro e que permeia cada subgrupo de discussão. Este ano, a 3ª Conferência Estadual de Cultura vai contar com a contribuição das discussões realizadas no Encontro Ser-Tão Brasil: pela primeira vez, o Encontro, que já está em sua sexta edição, funcionará como uma Conferência Livre de Cultura, levantando propostas que serão apresentadas na etapa estadual da Conferência.

Este ano, um dos destaques do encontro é o Quintal das Crianças – proposta de ocupação do espaço público com ações e equipamentos voltados para o público infantil. A idéia do Quintal das Crianças, um espaço natural preservado e dedicado à brincadeira, tem consultoria de Lydia Hortélio e projeto da arquiteta Bia Goulart.

A metodologia de articulação e realização de festivais de arte-educação é desenvolvida pelo CRIA há 15 anos. Esta metodologia foi totalmente incorporada à Rede Ser-Tão Brasil que atualmente colabora de forma efetiva na construção coletiva dos processos. Além de impactar politicamente as cidades envolvidas, este modo de fazer alcança novos territórios de convivências que promovem os mais diversos intercâmbios e conexões entre os grupos na direção de movimentos amplos, que encontram outras Redes, como a Rede Latino Americana de Arte e Transformação Social, a Rede de Pontos de Cultura a Rede Revista Viração, Rede Frutos do Brasil.

>> Veja mais!

Nenhum comentário :

Postar um comentário