sexta-feira, 30 de maio de 2008

Juventude Transformando com Arte!? O CRIA tá nessa!


Dias 3, 4 e 5 de junho, o CRIA participa de uma série de atividades que integram a 2ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, um encontro de espetáculos noturnos de grupos e projetos sociais com arte e cultura – potentes ferramentas de transformação social.

Representando o CRIA, chegam no Rio de Janeiro, dia 3, Maria Eugênia Milet e Scheilla Gumes, Coordenadoras Geral e da área de Comunicação e Fernanda Silva do Grupo Artístico Pessoa Comum, também do CRIA.

A 2ª Mostra Brasil já começou! Acontece de 31 de maio a 4 de junho. Estima-se reunir cerca de 330 jovens e artistas que representam diversos grupos culturas espalhados pelo país: são 18 grupos, representando 8 Estados e 15 cidades.

Faz parte de uma iniciativa mais ampla, chamada Programa Juventude Transformando com Arte, concebido e realizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas - CEPP.

Como parte da programação, o CRIA mobilizou um Encontro do Grupo Brasil da Rede Latino-Americana de Arte e Transformação Social (RAyTS). O Grupo realizará Oficinas da Caravana Jovem Arte Transformador com jovens do Rio de Janeiro, concluindo a etapa de sensibilização de organizações e jovens para participarem da RAyTS.

A Caravana foi formada em Salvador em abril de 2007, seguiu para o Mato Grosso do Sul/Campo Grande, onde está a Casa de Ensaio (Laís Dória), depois foram todos ao Acampamento Latinoamericano de Juventude em Icapuí/Ceará, onde foram recebidos pela Fundação Brasil Cidadão (Leinad Carbogim) dali direto para Andorinha, no semi-árido baiano onde aconteceu o V Encontro Ser-tão Brasil, organizado pelo CRIA.

Os resultados destas oficinas serão apresentados durante o 2º Seminário Juventude, Cultura e Desenvolvimento, que integra a programação da Mostra Brasil, na manhã do dia 3. Também nesta ocasião será lançado o livro Caravana da Imagem com fotos de grupos artísticos de projetos sociais nordestinos, registrados durante um Mapeamento de Experiências Sociais com Arte e Cultura
. Espera-se um público de mais de 100 pessoas.

Este ano, o Seminário parte da inquietação de pensar além da formação artística e da prática dos projetos sociais voltados para jovens com arte e cultura. Que caminhos vêm sendo pensados e praticados por artistas, produtores culturais, pensadores e gestores públicos no sentido da produção, comunicação, fruição, formação e reflexão sobre a arte de forma livre, transformadora, aberta e compartilhada? A idéia é contribuir com a reflexão sobre práticas culturais transformadoras, independentes e democráticas, sobre o papel social da arte, as interfaces entre cultura e educação e sobre a contribuição da juventude nesse processo hoje no Brasil.

Confira a programação da 2ª Mostra Brasil e outras informações sobre a iniciativa no hotsite
http://www.juventudearte.org.br/2mostra/index.html.
E mais: Leia o Manifesto Arte Transformador, concebido pelo Grupo Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário