quarta-feira, 23 de abril de 2008

O CRIA reflete sobre as matrizes brasileiras em sua Abertura CRIAtivAnual


Fazemos de cada momento um rito. Marcamos em todos os segundos um tempo que encerra e outro que inicia. Nada é deixado para trás, tudo se transforma em novas ações de continuidade...

Anualmente, o CRIA realiza a Abertura CRIAtivAnual, com o objetivo de marcar o início das atividades do CRIA, depois de 3 intensos meses de avaliação, reflexão sobre os resultados alcançados, planejamento, criação e reafirmação das nossas perspectivas e sonhos de transformação social.


Em 12 de abril, a Abertura de 2008 contou com a presença dos jovens participantes dos grupos do CRIA, seus familiares, representantes da Rede Ser-tão Brasil – formada por grupos comunitários de 16 comunidades de Salvador e núcleos de arte-educação de 19 cidades do interior da Bahia. Além de parceiros como Luciana Balbino (educadora do Centro Municipal de Educação CID Passos) e Lydia Hortélio (etnomusicóloga).

Cerca de 210 pessoas estiveram reunidas. A manhã começou com uma ciranda no Centro Histórico de Salvador, na Praça Anchieta. Em seguida, os índios Limbo e Wakai pediram licença à natureza que cuida de todos nós, com sons de instrumentos indígenas e palavras que desejavam um bom recomeço.

Dando continuidade à reflexão sobre as matrizes culturais brasileiras, iniciada nos encontros de planejamento, assistimos o documentário “O Povo Brasileiro”, inspirado no livro de Darcy Ribeiro, de mesmo título, no trecho que aborda matrizes africanas no Brasil. Com essa e outras atividades de formação das crianças, adolescentes, jovens e adultos, o CRIA propõe um constante reencontro com as identidades culturais nordestinas e brasileiras, através de reflexões e vivências que possam revelar a construção da identidade de cada um!

Os jovens dos grupos artísticos e de comunicação encerraram a manhã com uma nova ciranda, na qual apresentaram cada grupo com música e dança. Assim, fomos abençoados pelo chão onde pisaram os nossos antepassados, índios, negros, ibéricos e meu céu azul que guarda nossos sonhos e perspectivas!

Confira a Linha do Tempo 2008. Nela você encontra um mapa cronológico das atividades que serão realizadas esse ano, com destaque para os principais marcos do Programa Institucional do CRIA.

Nenhum comentário :

Postar um comentário