sábado, 25 de setembro de 2010

Seminário discute Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude

O Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA, a CIPÓ e o Instituto Aliança promovem o Seminário Políticas e Juventudes: Novos Olhares e Participações, na próxima terça-feira, dia 28.

A atividade dá continuidade às ações de articulação e mobilização para a efetivação dos direitos humanos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. O evento vai ser realizado das 8h30 às 17h30, na sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (Palácio da Aclamação – Av. Sete de Setembro, nº 1130, Salvador/BA).

O objetivo do Seminário é  debater as políticas públicas voltadas a juventude e desenvolver novas metas que serão sugeridas para implementação no Plano Estadual.

"Queremos dar visibilidade ao Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, no sentido de ampliar o conhecimento sobre suas ações, diretrizes e políticas para seu fortalecimento", diz a orientadora da área de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos do CRIA, Cássia Lima.

O Projeto de Lei do Plano Estadual de Juventude tramita desde fevereiro na Assembleia Legislativa da Bahia e sua aprovação irá nortear as ações do Estado em políticas de juventude pelos próximos doze anos.

O Seminário vai contar com a participação de entidades parceiras, organizações que compõem o CEJUVE - Conselho Estadual de Juventude, escolas, grupos juvenis existentes na região do Pelourinho e representações da Rede SER –TÃO BRASIL (CRIA).

Desde 2008, as instituições que integram o CEJUVE, como conselheiros e participantes de Grupos de trabalhos, vêm pautando esta discussão, dentro de suas organizações e redes de mobilização, referenciada pela necessidade de políticas públicas para a juventude.

2010 – Ano da Juventude
O Ano de 2010 foi eleito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, como o ano da Juventude, sendo este um momento importante e estratégico para pautar politicamente a ampliação do fomento às políticas públicas relacionada a este público. Em conseqüência, demarca a realização de diversos encontros, conferências e fóruns locais e internacionais com o tema que se apresenta de forma desafiadora e proponente.

A idéia da criação do Plano Estadual de Juventude nasceu no início desta década, junto com a mobilização pela constituição do Plano Nacional de Juventude. Contudo, somente a partir da Conferência de Juventude da Bahia, realizada em 2008, é que este processo ganhou força e alcance realmente estadual, sendo debatido por mais de 50 mil jovens, nos 26 Territórios de Identidade da Bahia. O processo também envolveu especialistas, acadêmicos, gestores públicos, parlamentares, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.

Educação, emprego, trabalho e geração de renda, cultura e mídia, família, sexualidade, diversidades, drogas e violência, tempo livre, participação política e liberdades democráticas foram temas abordados e aperfeiçoados pela jovem geração baiana.

Saiba mais sobre o Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude


PROGRAMAÇÃO

08h30 - Abertura com Alessandro Souza/Arte-educador do CRIA

08h40 - Mesa: Conjuntura Atual das Políticas Públicas para a Juventude: Plano estadual e o Pacto pela Juventude: Desafios Propostos
Mediador: Romilson Freire (CRIA)
Covidados: Rebeca Ribas - Representante do Conselho Nacional de Juventude
Felipe Freitas - Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE)
Iaracira Nascimento (Rede Ser-Tão Brasil/CRIA e Grupo Art´Kizumba)
Núcleo de Pesquisa sobre Juventude (UCSAL)

9h50 - Debate

10h30 - Coffee Break

10h45 - Mesa: O Pacto pela Juventude, seus Eixos Prioritários e Objetivos
Mediadores: Leila Pimenta (CRIA) e Nilton Lopes (Cipó)

11h10 - Debate

12h00 - Almoço

14h00 - Grupos de Trabalho

GT1 - Sistema Nacional de Juventude, Marcos Legais e Canais de Participação Democrática / coord: Daniela (Cipó)

GT2 - Promoção da Saúde Integral e Redução da Mortalidade Juvenil / coord: Oseas  (Gapa) e Francisco (FCCV)

GT3 - Educação para a Cidadania , trabalho para a Juventude / coord: Marcelo Rocha (Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia), Denise (Instituto Aliança) e Vanda (Pangeia)

GT4 - Políticas  Culturais e o Direito a Comunicação / coord: Nilton Lopes (Cipó) e Scheilla Gumes (CRIA)

GT5 - Reconhecimento das Diversidade e Implementação de Políticas Afirmativas / coord: Zezé (Steve Biko) e Fabio Ribeiro (Glich)

GT6 - Os desafios em relação ao trabalho com e para a juventude nas organizações - Educadores e representações das organizações parceiras e do Caminhos e Trilhas / coord: Irene Piñeiro (CRIA) e Rebeca Ribas (Instituto Aliança)

16h00 - Plenária
Apresentação dos resultados dos GTs e Encaminhamentos: Desafios, Avanços e Questões

17h10 - Apresentação Artística (CRIAPoesia)

17h30 - Encerramento

Nenhum comentário :

Postar um comentário