O Centro de Referência Integral de Adolescentes – CRIA, a CIPÓ e o Instituto Aliança promovem o Seminário Políticas e Juventudes: Novos Olhares e Participações, na próxima terça-feira, dia 28.
A atividade dá continuidade às ações de articulação e mobilização para a efetivação dos direitos humanos, especialmente de crianças, adolescentes e jovens. O evento vai ser realizado das 8h30 às 17h30, na sede do Conselho Estadual de Cultura da Bahia (Palácio da Aclamação – Av. Sete de Setembro, nº 1130, Salvador/BA).
O objetivo do Seminário é debater as políticas públicas voltadas a juventude e desenvolver novas metas que serão sugeridas para implementação no Plano Estadual.
"Queremos dar visibilidade ao Plano Estadual de Políticas Públicas para a Juventude, no sentido de ampliar o conhecimento sobre suas ações, diretrizes e políticas para seu fortalecimento", diz a orientadora da área de Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos do CRIA, Cássia Lima.
O Projeto de Lei do Plano Estadual de Juventude tramita desde fevereiro na Assembleia Legislativa da Bahia e sua aprovação irá nortear as ações do Estado em políticas de juventude pelos próximos doze anos.
O Seminário vai contar com a participação de entidades parceiras, organizações que compõem o CEJUVE - Conselho Estadual de Juventude, escolas, grupos juvenis existentes na região do Pelourinho e representações da Rede SER –TÃO BRASIL (CRIA).
Desde 2008, as instituições que integram o CEJUVE, como conselheiros e participantes de Grupos de trabalhos, vêm pautando esta discussão, dentro de suas organizações e redes de mobilização, referenciada pela necessidade de políticas públicas para a juventude.
2010 – Ano da Juventude
O Ano de 2010 foi eleito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO, como o ano da Juventude, sendo este um momento importante e estratégico para pautar politicamente a ampliação do fomento às políticas públicas relacionada a este público. Em conseqüência, demarca a realização de diversos encontros, conferências e fóruns locais e internacionais com o tema que se apresenta de forma desafiadora e proponente.
A idéia da criação do Plano Estadual de Juventude nasceu no início desta década, junto com a mobilização pela constituição do Plano Nacional de Juventude. Contudo, somente a partir da Conferência de Juventude da Bahia, realizada em 2008, é que este processo ganhou força e alcance realmente estadual, sendo debatido por mais de 50 mil jovens, nos 26 Territórios de Identidade da Bahia. O processo também envolveu especialistas, acadêmicos, gestores públicos, parlamentares, movimentos sociais e representantes da sociedade civil.
Educação, emprego, trabalho e geração de renda, cultura e mídia, família, sexualidade, diversidades, drogas e violência, tempo livre, participação política e liberdades democráticas foram temas abordados e aperfeiçoados pela jovem geração baiana.
Saiba mais sobre o Plano Estadual de Políticas Públicas para Juventude
PROGRAMAÇÃO
08h30 - Abertura com Alessandro Souza/Arte-educador do CRIA
08h40 - Mesa: Conjuntura Atual das Políticas Públicas para a Juventude: Plano estadual e o Pacto pela Juventude: Desafios Propostos
Mediador: Romilson Freire (CRIA)
Covidados: Rebeca Ribas - Representante do Conselho Nacional de Juventude
Felipe Freitas - Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE)
Iaracira Nascimento (Rede Ser-Tão Brasil/CRIA e Grupo Art´Kizumba)
Núcleo de Pesquisa sobre Juventude (UCSAL)
9h50 - Debate
10h30 - Coffee Break
10h45 - Mesa: O Pacto pela Juventude, seus Eixos Prioritários e Objetivos
Mediadores: Leila Pimenta (CRIA) e Nilton Lopes (Cipó)
11h10 - Debate
12h00 - Almoço
14h00 - Grupos de Trabalho
GT1 - Sistema Nacional de Juventude, Marcos Legais e Canais de Participação Democrática / coord: Daniela (Cipó)
GT2 - Promoção da Saúde Integral e Redução da Mortalidade Juvenil / coord: Oseas (Gapa) e Francisco (FCCV)
GT3 - Educação para a Cidadania , trabalho para a Juventude / coord: Marcelo Rocha (Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia), Denise (Instituto Aliança) e Vanda (Pangeia)
GT4 - Políticas Culturais e o Direito a Comunicação / coord: Nilton Lopes (Cipó) e Scheilla Gumes (CRIA)
GT5 - Reconhecimento das Diversidade e Implementação de Políticas Afirmativas / coord: Zezé (Steve Biko) e Fabio Ribeiro (Glich)
GT6 - Os desafios em relação ao trabalho com e para a juventude nas organizações - Educadores e representações das organizações parceiras e do Caminhos e Trilhas / coord: Irene Piñeiro (CRIA) e Rebeca Ribas (Instituto Aliança)
16h00 - Plenária
Apresentação dos resultados dos GTs e Encaminhamentos: Desafios, Avanços e Questões
17h10 - Apresentação Artística (CRIAPoesia)
17h30 - Encerramento
.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário