quarta-feira, 26 de maio de 2010

Profissionais de educação e saúde recebem capacitação

Como parte da agenda de mobilização pelo 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Equipe Móvel do Projeto Combatendo o Tráfico de Crianças na Bahia (CATCH) realizará, no próximo dia 2 de junho, das 8h às 17h, no auditório do CEEBA - Centro de Educação Especial do Estado da Bahia, o Seminário “Prevenção ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual”.





O evento, voltado aos profissionais de educação e saúde da rede pública interessados no tema, será uma oportunidade de qualificar e fortalecer o trabalho dos profissionais da rede de saúde e educação, que atuam diretamente com crianças e adolescentes em comunidades com alta vulnerabilidade ao tráfico para fins sexuais, localizadas no município de Salvador, ou em áreas de abrangência do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), na Região Metropolitana. O objetivo é disseminar informações e tornar comunidades vulneráveis a esse fenômeno mais vigilantes a respeito do tráfico e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para Irene Piñero, Coordenadora de Saúde do CRIA, “esta formação é de fundamental importância, porque além de capacitar profissionais de educação e saúde para o tema, alerta para a obrigatoriedade da notificação dos casos de suspeita ou confirmação de tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual”. De acordo com Irene, uma norma técnica do Ministério da Saúde torna obrigatória a notificação. Além disso, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) recomenda a notificação aos profissionais de educação e saúde, pois caso contrário, a omissão pode ser considerada crime. 

A Equipe Móvel do Projeto CATCH, conta com técnicos do Instituto Winrock Internacional do Brasil, Instituto Aliança, Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) e jovens do projeto. O evento conta também com apoio da Fundação Oak, Setor de Acompanhamento DST/HIV (PMS), Centro de Saúde Izabel Souto (CRADIS), Área Técnica de Saúde do Adolescente e do Jovem (ASAJ) e o Instituto Anísio Teixeira (IAT). 

Serviço

O que: Seminário Prevenção ao Tráfico de Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual
Quando: 02 de junho, das 8h às 17h
Onde: Auditório do CEEBA - Centro de Educação  Especial do Estado da Bahia, localizado na Rua Raimundo Magalhães,  s/nº - Ondina, Salvador (próximo ao Jardim Zoológico).
Inscrições pelo e-mail: disseminacao@institutoalianca.org.br (até dia 27/05/10)
Mais informações: (71) 2107-7407

Confira a programação:

8h às 9h - Credenciamento
9h às 10h30 - Contextualização da Exploração Sexual e Tráfico para fins de Exploração Sexual - no Brasil e no Estado da Bahia – Jalusa Arruda

10h30 às 10h45 – Intervalo
10h45 às 12h - Como identificar/atender - aspectos conceituais e metodológicos da Violência contra Crianças e Adolescentes - Sandra Santos
12h às 12h30 – Debate

12h30 às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h30 - Filme “Cinderelas, Lobos e Um Príncipe Encantado”, de Joelzito Araújo
14h30 às 15h00 – Debate
15h -15h15 – Intervalo
15h15 -  Elaboração de Plano de Ação
17h - Avaliação/Encerramento

Nenhum comentário :

Postar um comentário