terça-feira, 31 de maio de 2011

Educação Infantil inspirada na Cultura Popular


Despertar a consciência do significado e da importância do brincar para a vida da criança. Este é um dos objetivos do livro O Presépio ou o Baile de Deus Menino: Um Natal Brasileiro

A publicação mostra como a festa do Natal é realizada segundo a tradição brasileira de louvação ao Menino.

O livro é resultado de um trabalho com crianças, professores e comunidades em Salvador, e revela, que enquanto montam o presépio, as crianças ficam sabendo mais sobre sua própria cultura.  


Educação Infantil inspirada na Cultura Popular
No dia 31 de maio, Dia Internacional do Brincar, será lançado, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador (BA), o livro O Presépio ou O Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro, de autoria da professora Lydia Hortélio, e realizado pelo CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes, com o apoio da Save the Children.
Este lançamento faz parte do programa Cirandas Reflexivas - atividade do Fórum Baiano de Educação Infantil, e constará de uma palestra da professora Lydia Hortélio sobre O Presépio ou O Baile de Deus Menino e sua reconstrução nas escolas. Esta Ciranda propõe abrir um diálogo sobre o significado e a importância das manifestações populares e o valor que elas têm para a educação.
Desde 1980, a reconstrução deste Presépio vem sendo realizada em escolas públicas e experiências informais de Educação em Salvador, e em São Paulo, na oportunidade de palestras, cursos e oficinas sob a orientação da professora Lydia Hortélio, que têm gerado iniciativas de realização de um Natal brasileiro.
A Ciranda Reflexiva acontecerá no dia 31 de maio de 2011, das 14h às 18h, no Centro Cultural da Câmara de Vereadores, situado no andar térreo da Prefeitura, ao lado do Elevador Lacerda. O evento é uma realização do CRIA, CMEI/Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos, CMEI/ Centro Municipal de Educação Infantil Vovô Zezinho, Casa das Cinco Pedrinhas, Casa de Cultura do Arenoso e Fórum Baiano de Educação Infantil em parceria com Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador.
O livro apresenta o resultado de um ciclo de ações desenvolvidas com crianças, adolescentes, professores e funcionários não docentes, gestores, dinamizadores culturais e grupos comunitários, e alunos da Escola de Teatro da UFBA, interessados em contribuir para a valorização da Cultura da Criança e do Direito de Brincar no âmbito da Educação Infantil.
Com esta publicação, o CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes marca o percurso de um trabalho realizado com várias escolas públicas em Salvador, em busca da melhoria de qualidade da Educação Infantil, fortalecendo inclusive iniciativas de grupos comunitários dispostos a construir parcerias com as escolas de seus bairros.
De acordo com a supervisora geral e diretora artística do CRIA, Maria Eugênia Milet, o livro dá início a uma série de publicações que o CRIA pretende realizar no sentido de colaborar na construção de práticas sensíveis de Educação que venham garantir uma formação mais integrada e criativa para nossas crianças e adolescentes.

Documentação
O Presépio ou O Baile de Deus Menino apresentado neste livro tem como inspiração o Presépio ou O Baile de Deus Menino, como se realiza ainda hoje na Fazenda Grota Funda e seu entorno, na zona rural do Município de Serrinha/BA, onde a tradição se mantém passando de geração em geração, sem que ninguém mais saiba precisar quando começou.
Esta manifestação cultural foi documentada em imagem e som pela professora Lydia Hortélio nos anos 1968 e 1969, no âmbito de uma pesquisa mais ampla que se intitulou: “Manifestações Musicais da Fazenda Grota Funda – uma comunidade rural no Município de Serrinha”, onde foram registradas as festas de trabalho e de culto daquela comunidade, bem como os Brinquedos de suas Crianças.
 O Presépio documentado naquela ocasião veio servir de base ao projeto: O Presépio ou O Baile de Deus Menino: um Natal brasileiro, que vem sendo desenvolvido em várias escolas públicas e experiências de educação, desde 1980, e tem como objetivo principal viabilizar a Festa do Natal segundo a tradição brasileira de louvação ao Menino. “Pensado a partir de uma ideia de Educação com identidade cultural, esperamos contribuir com este trabalho para o processo de afirmação de Brasil, e para o desenvolvimento de uma Educação que venha responder mais verdadeiramente aos anseios da Alma Brasileira”, afirma a professora Lydia Hortélio.

Sobre Lydia Hortélio
Lydia Maria Hortélio Cordeiro de Almeida nasceu em Salvador/BA a 13 de outubro de 1932. Passou sua infância em Serrinha/BA, é professora de Música e dedica-se à pesquisa e difusão da Cultura da Criança e de Música Brasileira, em particular das manifestações culturais da zona rural do município de Serrinha/BA. Tem participado de vários projetos de Educação, buscando favorecer a inteireza e o movimento da Criança, e despertar uma consciência de Brasil.
Desde 2005 é conselheira do CRIA/Centro de Referência Integral de Adolescentes, em Salvador, onde vem desenvolvendo um Curso de Formação de Educadores Brincantes, com o objetivo de despertar uma consciência do significado e importância do Brincar para a vida da Criança, preparando jovens de diferentes bairros de Salvador que se dedicam à educação em suas comunidades.
Além destas tarefas, ministra palestras, cursos e oficinas em vários estados. 
Foi agraciada em 2009 com o prêmio da Ordem do Mérito Cultural do Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário