sábado, 14 de maio de 2011

18 de Maio é dia de Fazer Bonito


O dia 18 de maio é marcado nacionalmente como o dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para celebrar este dia, acontecem no país inteiro eventos e manifestações com o objetivo de ressaltar a importância da data e dos direitos das crianças e dos adolescentes. 


As ações do Comitê Estadual de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes para o dia 18 de maio estão distribuídas em dois momentos: pela manhã, o seminário na sede do Ministério Público em Nazaré, e a tarde, uma mobilização de rua.


O segundo momento irá acontecer na Praça Municipal de Salvador, em frente ao prédio da Câmara, e terá inicio às 14h com apresentações culturais (teatro, esquete, dança e capoeira) de adolescentes e jovens de diferentes bairros da capital, além da distribuição de material informativo. 


 
Juventude mobilizada


Jovens dinamizadores culturais do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA) participam do Seminário que será realizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (18/05), das 9h às 17h, na sede do Ministério Público Estadual, no bairro de Nazaré.

O 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, foi criado para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta. A juventude atuante vai exercer sua cidadania durante o seminário, quando serão debatidas as questões relacionadas à segurança pública e à proteção da dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Já na parte da tarde, a partir das 14h, os meninos e meninas do CRIA participam do ato público em frente à Câmara de Municipal de Salvador. Estão programadas apresentações culturais (teatro, esquete, dança e capoeira) de adolescentes e jovens de diferentes bairros da capital, além da distribuição de material informativo.

As atividades integram a programação do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, do qual o CRIA faz parte juntamente com o CEDECA-Ba e outras instituições de proteção à crianças e adolescentes. O objetivo é dar visibilidade para a discussão em torno do tema, dando continuidade às ações de articulação e mobilização para a efetivação dos direitos humanos, especialmente de crianças e adolescentes.

A participação do CRIA no 18 de maio tem o apoio institucional do Instituto Winrock, Fundação Ford, Johnson & Johnson e União Europeia. Esta ação também integra a agenda de atividades do projeto Diga aí Povo do Pelô! realizado pelo CRIA com apoio institucional do Governo do Estado da Bahia, da Secretaria da Fazenda, do Edital Tô no Pelô - Apoio à Dinamização Artístico-Cultural do Pelourinho, realizado com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, da Secretaria de Cultura, e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC.


Arte no Enfrentamento da violência sexual

As ações de enfrentamento a violência sexual realizadas pelo CRIA fazem parte do Projeto “Artes Comunitárias no Enfrentamento das Violências Sexuais", fruto da parceria entre o CRIA e o Instituto Winrock, organismo internacional que apoia financeiramente e dá suporte técnico a organizações que trabalham em diversas áreas, entre elas, a luta pela garantia de direitos humanos, especialmente no enfrentamento à violência sexual.

No último dia 06 de maio, os adolescentes dos grupos de teatro do CRIA, a comunidade do Pelourinho e estudantes da Escola Estadual Senhor do Bonfim participaram de uma Roda de Conversa sobre o tema do enfrentamento à violência sexual, ação que também integra a agenda de atividades do projeto Diga aí Povo do Pelô!

No último sábado, dia 14, o CRIA realizou a primeira capacitação do ano voltada para as famílias dos jovens dinamizadores sobre o tema da violência e exploração sexual.  Paralelo a isso, o CRIA promove a formação de um Conselho Jovem integrado por atores dos grupos artísticos e jovens do Grupo Realidade da comunidade do Arenoso, que apresentam um esquete teatral sobre tráfico de pessoas, criado dentro do contexto do Projeto “Artes Comunitárias no Enfrentamento das Violências Sexuais".




Serviço:

O que:           Mobilização 18 de maio

Quando:       18 de maio de 2011 (Manhã e tarde)

Onde:            9h - Seminário no Auditório do Ministério Público, localizado a Av. Avenida Joana Angélica, nº. 1312, Nazaré, Salvador – Bahia

                        14h - Mobilização em frente à Câmara Municipal de Salvador





Nenhum comentário :

Postar um comentário