sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Reunião com famílias renova missão do CRIA

A felicidade em ter o filho participando de um projeto como o do CRIA era visível no olhar de cada família que esteve na primeira reunião de 2011 com a equipe CRIA realizada nesta quinta-feira (17). 
Equipe CRIA dá às boas-vindas às famílias dos jovens
Além de conhecer os integrantes da equipe de cada área e a casa do CRIA, cada responsável recebeu a cartilha “Seu filho e você no CRIA”, com informações sobre a missão da instituição, as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano, orientações sobre ajuda de custo, entre outras.

Também foi entregue o Termo de Compromisso, documento no qual os responsáveis se comprometem a acompanhar o desenvolvimento dos filhos nas ações artístico-pedagógicas.

 Moradora do Santo Antônio Além do Carmo, Dona Maura, mãe de um dos jovens que passaram no processo de identificação 2011, acompanha o trabalho do CRIA há alguns anos e diz ter um grande respeito por este trabalho. “Eu não acredito em outra forma de mudança que não seja pela educação. Eu acredito que nós vamos somar juntos porque família-comunidade-escola é a junção perfeita para que a gente possa ter um mundo melhor, para que as pessoas possam pensar, ter sua crítica e poder evoluir”.

Os pais que não puderam vir mandaram os avós, tios, tias ou responsáveis. Na opinião da Coordenadora Eleonora Rabêllo, foi uma reunião muito qualificada do ponto de vista da diversidade de parentesco para entender o que é o CRIA e quais os compromissos que a família tem que ter a partir do momento em que o filho entra num dos grupos artísticos.

“Este momento representa o conceito que o CRIA tem sobre família”, explica Eleonora, que também ressalta a participação de representantes de todas as áreas para que as famílias percebessem quem é a equipe CRIA, feita por gente jovem que também já integrou os grupos artísticos.

É o caso de Cássio Vinícius, orientador da Área de Produção Cultural desde 2005, com passagens pelos grupos Mais de Mil e CRIAPoesia e, posteriormente, pela monitoria e assistência. Para ele, há um grande interesse de pais, mães e responsáveis em saber como vai ser a passagem dos seus rebentos por este grande projeto institucional. “É confortável para a família ver que o CRIA é formado por jovens que se formaram pelo mesmo processo. O projeto soma na formação do jovem com uma equipe jovem que vem desse mesmo caminho.”

Para Cássio, a presença da família possibilita o contato direto com a temática da instituição. “A família faz parte do CRIA. Não é só o menino que entra aqui. Os pais se percebem participantes da atuação deles também ”, reconhece. E isto se dá principalmente nos momentos dos encontros anuais, como os Ensaios Abertos, Encontros de Formação e datas comemorativas, como Natal, São João e Caruru etc.
 

Um comentário :