terça-feira, 1 de março de 2011

Por uma Cultura de Paz

Qual modelo de sociedade estamos tentando construir? Como transversalizar cultura, ação e política numa perspectiva de emancipação social, cultural e educacional?

Estas foram algumas das questões apresentadas durante o Iº Encontro Regional de Políticas Públicas de Convivência e Cultura de Paz, realizado no Teatro Espaço Xisto, em Salvador, nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O evento, promovido pelo Pontão de Cultura - Instituto Pólis: Convivência e Cultura de Paz – SP, reuniu representantes de Pontos e Pontinhos de Cultura de aproximadamente 65 municípios do interior da Bahia e outros Pontos de Cultura de Salvador. Para Romilson Freire, Assistente do Núcleo de Arte-Educação do CRIA, o Encontro foi importante para provocar representações e questionamentos sobre o tema. “O encontro foi muito bom, com gente bem intencionada, afim de tecer um novo Brasil, melhor e mais justo para todas e todos”.


Veja fotos, vídeos e outros textos sobre o Encontro no ITEIA

Ainda de acordo com Romilson, ficou evidente durante o encontro que existe uma articulação muito forte entre os Pontos de Cultura da Bahia. “Eles se comunicam constante via o GT do grupo virtual e estão a par de todas as discussões sobre Política Cultural no âmbito nacional, estadual e municipal. Acredito que também seja de fundamental importância para o C.R.I.A e para Rede Ser-Tão Brasil, fazer parte deste GT virtual, uma vez que precisamos sempre qualificar a nossa participação e intervenção nesses espaços de discussões, formulações e controle de Políticas Públicas. Acompanhar todo o processo de construção é fundamental para isso".

As rodas de Convivência e Cultura de Paz são vivências participativas e coletivas, que buscam identificar os principais desafios, experiências e poéticas dos grupos de jovens dos Pontos de Cultura. Através destas atividades serão identificados os conflitos e valores existentes, bem como formas e espaços de resolução através do diálogo e da convivência. Para isso, é utilizado como principal artemetodologia a Ausculta Sociocultural.

Na Bahia, o objetivo do Encontro foi levantar propostas e idéias de Políticas Públicas de Paz para o país, com base no recorte do manifesto da UNESCO – que é contribuir para a paz, segurança, promovendo cooperação entre as nações, por meio da educação, da ciência e da cultura, visando a favorecer o respeito universal à justiça, ao estado de direito e aos direitos humanos e liberdades fundamentais afirmados aos povos do mundo.

Este foi o primeiro da série de três encontros com o tema Políticas Públicas Culturais e a Cultura de Paz, sob o foco das tecnologias socioculturais. O segundo foi realizado de 25 a 27 de fevereiro, em Belém (PA). A última edição acontecerá em Curitiba (PR), nos dias 11 e 12 de março.



Nenhum comentário :

Postar um comentário