sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Doe um livro, solte as palavras


Aquele livro que te fez sonhar e está encostado na estante pode levar outros adolescentes e jovens a levantar vôo. A Biblioteca Zeca de Magalhães, espaço do CRIA – Centro de Referência Integral de Adolescentes dedicado a estimular o hábito e o prazer pela leitura, está em Campanha para aumentar seu acervo, que hoje conta com cerca de 500 títulos.

A Biblioteca foi inaugurada em julho de 2007, em parceria com o Instituo C&A, e integra o Programa Nacional Prazer em Ler com o projeto Formação Criativa de Leitores: Contadores CRIAm Histórias. Ela leva o nome do poeta de rua e ex-coordenador institucional do CRIA e do Grupo CRIAPoesia, falecido em 2007.

Na Biblioteca, as quase 100 crianças, adolescentes e adultos que integram os grupos artísticos do CRIA e mais jovens de 24 comunidades de Salvador têm acesso a um pequeno acervo de clássicos da literatura brasileira e estrangeira, literatura para o vestibular, revistas jornais e vídeos.

O ato de ler também é estimulado com ações de mediação de leitura. É o caso do “Pipoca e Papo”, que promove a leitura de textos, a escuta de entrevistas e o papo com estudiosos e leitores do autor escolhido do mês. A atividade atiçou o desejo de ler Clarice Lispector, Machado de Assis, Jorge Amado, alguns dos autores já apresentados nos encontros.

Outras histórias são criadas, contadas e escritas nos Encontro de Linguagem e Expressão, atividade de formação do Programa de Educação para a Cidadania, que tem também como objetivo desmistificar a “norma culta” através da valorização da diversidade lingüística.

Quem quiser se integrar a esta história e contribuir para a formação de um Brasil leitor, pode doar obras literárias para a biblioteca. Os livros podem ser entregues na sede do CRIA - Centro de Referência Integral de Adolescentes (Rua Gregório de Mattos, 21, Pelourinho).

Nenhum comentário :

Postar um comentário