sábado, 12 de dezembro de 2015

Vozes de Nós - O CRIA em Guiné Bissau na luta pela Garantia dos Direitos


No âmbito do Projeto “Vozes de Nós” foi realizado em Guiné-Bissau, de 27 de novembro a 03 de Dezembro de 2015, o Encontro Internacional sobre os direitos das crianças em situação de vulnerabilidade nos países da CPLP- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ( Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo-Verde, Brasil, Timor Leste, Portugal e Guiné Bissau).

As vozes que ecoaram ao longo dos dias vividos em Bissau foram vozes de resistência e de luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os “nós” desta rede foram se formando e se fortalecendo à medida que  se reconheciam nas falas  das diferentes organizações ali presentes com os  mesmos ideais e desafios. 

As experiências que foram proporcionadas durante este encontro foram muito intensas, surpreendentes e mobilizadoras, provocando em todos nós um misto de sentimentos, um mergulho na cultura local, e na difícil realidade enfrentada por grande parte da população guineense. Tivemos a oportunidade de visitar instituições locais, que trabalham com a proteção e defesa de crianças e adolescentes. 
A cada “fala”, cada ação, ficava explícita a dimensão das lutas travadas pelas Organizações locais que trabalham em Guiné Bissau ao partilharem conosco as dificuldades e condições precárias com que trabalham. A oficina “Brincadeira com Assunto Dentro” realizada pelo CRIA no primeiro dia do Encontro Internacional Vozes de Nós teve o intuito de ser uma pequena amostra da metodologia do CRIA, possibilitando a vivência de jogos e brincadeiras de liberação, integração e sensibilização que permitissem a reflexão e discussão sobre a temática da “Rede”.  O que é Rede ? Para que serve? Como se tece uma rede? Como manter viva? Mas o tema Rede, que tanto nos diz respeito, foi o mot para conversar um pouco sobre a metodologia de arte-educação desenvolvida pelo CRIA há 21 anos. Na oficina que conduzimos (Maria Eleonora Rabêllo, coordenadora geral do CRIA e Patrícia Moscozo, educadora multidisciplinar), participaram jovens e animadores das organizações parceiras que compõe a Rede Vozes de Nós, bem como  participantes de organizações juvenis de Bissau. 




Neste Encontro além de mesas, debates, entrevistas,  com a abordagem de diferentes temas relacionados aos direitos e proteção integral da população infanto juvenil, assim como da violação destes direitos, foi lançado o material educativo “Boas Práticas de Trabalho com Crianças em Situação de Vulnerabilidade”. Neste material o CRIA sistematiza a sua experiência para o enfretamento da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes A ARTE DE VER CIDADES: ArticulAção pelo Enfretamento à violência Contra a População Infanto-juvenil.



Para o CRIA, participar deste encontro com integrante da Rede Vozes de Nós, foi um momento de muitas trocas, aprendizados e de fortalecimento da sua política institucional para contribuir com a erradicação das violências contra a população de crianças e adolescente. Estar em rede nos faz mais forte.

Aquele abraço,

Léo e Pat



Nenhum comentário :

Postar um comentário