terça-feira, 29 de setembro de 2015

Ato Político-Cultural sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

No dia 24 de Setembro, aconteceu na Praça Castro Alves um ato de mobilização em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), organizado pela ABONG (Associação Brasileira de ONGs) e pelo Coletivo Baiano do Fórum Social Mundial e mais de 30 organizações. Esta ação aconteceu em diversas cidades do mundo neste mesmo dia.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável substituem os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, lançados pela ONU em 2000, cuja vigência expira no final de 2015. Os novos ODS tratam de grandes problemáticas da sociedade: pobreza, desigualdades; segurança alimentar; água e saneamento; educação inclusiva; igualdade de gênero; mudanças climáticas; etc.

Esta mobilização em Salvador, foi para discutir esses objetivos de desenvolvimento sustentável a partir do nosso olhar, das nossas reivindicações e o CRIA estava presente promovendo anteriormente oficinas com os jovens, para debater os ODS, relaciona-los com a realidade local e confeccionarem velas em garrafas recicláveis simbolizando a iluminação para os caminhos futuros, trazendo esperanças para todos. O resultado desta oficina foi apresentado no dia 24.

Patricia Moscozo, educadora do CRIA, relatou essa experiência com os jovens nesta tarde, “A participação dos jovens foi essencial, porque deu um tom para mostrar o que a juventude quer para o futuro e para mostrar a nossa bandeira, acreditamos que através da cultura e da arte podemos melhorar todos os espaços de educação e que os jovens podem cada vez mais se expressarem artisticamente e que são capazes de se engajarem em ações como essas”.

Alex, da Assessoria de Comunicação da Vida Brasil também deu seu depoimento sobre este ato de mobilização, “Acreditamos como objetivo principal que o Governo pratique (os objetivos) para que a gente consiga uma sociedade com desenvolvimento sustentável de fato, uma sociedade inclusiva e os com os direitos humanos respeitados”.

Participaram da organização do ato: ADOCCI, Apalba, Afoxé Bamboxê, Associação Manuel Faustino, Cooperativa Sonhos Possíveis, Conam, Conen, Coletivo Bahia 21, CESE, CRIA, CTB, ICS, Instituto Palmares, FABS, Fetim, Germen, UBM, Unegro e Vida Brasil, além de representantes de comunidades tradicionais e do movimento de pessoa com deficiência de Feira de Santana.





Nenhum comentário :

Postar um comentário