terça-feira, 2 de abril de 2013

O CRIA dialoga com Angola Moçambique, Timor Leste, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Portugal


Com o apoio da Fundação Negro Amor, entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, Eleonora Rabelo, integrante da coordenação geral do CRIA, e Jedjane Mirtes, coreógrafa e preparadora corporal, participaram do  Encontro final do projeto: Meninos de Rua: Inclusão e Inserção, em Lisboa/ Portugal.


O Encontro teve como objetivos aproximar todos os parceiros da iniciativa, fazer um breve balanço do que tem sido o Projeto Meninos de Rua: Inclusão e Inserção, dar visibilidade à experiência junto a organismos governamentais e dialogar sobre questões relativas ao trabalho com a população infanto-juvenil. “Para o CRIA a participação neste evento reafirma a sua vocação como um centro de referência em metodologia de arte-educação, dando visibilidade ás suas formas de atuação pela a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, possibilitando também interagir com realidades e formas de atuação de países que, embora geograficamente distantes, têm em comum a língua portuguesa e muita proximidade no que se refere às questões sociais que excluem crianças e adolescentes dos seus direitos básicos. Com esta participação, o CRIA reafirma também a sua natureza articuladora, ampliando o diálogo criativo com instituições afins”, comemora Eleonora.

A programação contou com rodas de apresentação dos envolvidos, visita às instituições sediadas em Lisboa (IAC e Chapitô), debates sobre metodologias de intervenção com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade/exclusão, com a apresentação do estudo “Engenhos de Rua”.

Jedjane conta pra gente que “Foi uma riqueza as trocas. Esta viagem me despertou uma maior sensibilidade para questões como a de nosso “descobrimento” e colonização, e como chegamos a tão “gritante” desigualdades sociais, refleti pelas ruas de Lisboa a nossa falta e até onde podemos nos igualar ao resto do mundo sem faltas nem exageros. Enfim, uma viagem que nos fortalece como instituição, revela nosso trabalho como referência
Mundial, afirma a força da articulação em prol de objetivos comuns e fica guardada em mim as lembranças e o desejo de conhecer ainda mais nossos irmãos de língua portuguesa”.

O Projeto Meninos de Rua: Inclusão e Inserção é financiado pela CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa - e a Fundação Calouste Gulbenkian. Para baixar a publicação na íntegra é só clicar: http://www.4shared.com/office/uxo-Rd9g/EngenhosRua_ModelosIntervencao.html

Histórico

Em 2010, o CRIA foi identificado pela ACEP- Associação para Cooperação entre os Povos, com sede em Lisboa/PT, dentre outras ONGs de Salvador (Cipó Comunicação Interativa, Projeto Axé e Grupo Buscapé), para serem visitadas na perspectiva de conhecer “modelos de intervenção” junto à crianças e adolescentes.

No ano seguinte, o CRIA, que também indica o CMDCA – Conselho Municipal de Direitos das Crianças e dos Adolescentes -, representando o Brasil, juntamente com o IAC e Chapitô representando Portugal, são convidadas a integrar a publicação virtual coordenada pelo sociólogo Orlando Garcia, “Engenhos de Rua”, na qual torna público as diferentes metodologias das instituições envolvidas no Projeto coordenado pela ACEP, Meninos de Rua: Inclusão e Inserção e uma visão sobre os marcos de proteção aos direitos pautada por organizações que envolvem diretamente organismos governamentais. Deste projeto fazem parte as seguintes instituições: Okutiuka/Angola, ACRIDES/ Cabo Verde, AMIC/ Guiné Bissau, Meninos de Moçambique/Moçambique, Fundação Novo Futuro/ São Tomé e Príncipe e Centro Miguel Magone/ Timor Leste.
                 
Conheça mais sobre a iniciativa, acesse:

Nenhum comentário :

Postar um comentário