sexta-feira, 6 de março de 2009

Em Cosme de Farias, arte pela valorização da comunidade

Localizada no “miolo” da cidade de Salvador, a região de Cosme de Farias integra a Região Administrativa de Brotas, uma das mais populosas da cidade, com mais de 190 mil habitantes, segundo o Censo 2000. Mas atualmente Cosme de Farias é também o palco de uma experiência de articulação entre escola pública, grupo comunitário e organizações não-governamentais.

Desde o segundo semestre de 2008, o Grupo Jovem Nova Geração, o Colégio Estadual de Cosme de Farias e o CRIA vêm realizando um mapeamento sócio-cultural da região. Um dos primeiros resultados foi apresentado nesta quinta e sexta-feiras (05 e 06/03): a encenação “De Quinta das Beatas a Cosme de Farias”, dirigida e montada por adolescente e jovens com o apoio de arte-educadores do CRIA.

A encenação conta um pouco da história do bairro e marcou o início do ano letivo da escola. “Na primeira unidade do ano letivo, vamos tratar dos temas identidade e história do bairro, então o projeto não poderia estar mais adequado à nossa realidade”, comemora Roquelina Conceição, professora de português e apaixonada pelo bairro. “Dou aula aqui há 15 anos, e tenho muito orgulho disso”, declara.

As tradicionais lavadeiras do bairro, os carnavais “de antigamente”, a feira, a vida do major que dá nome ao bairro e até os problemas das drogas e violência ganharam vida na encenação proposta pelos jovens. “É claro que a peça ainda não está pronta, talvez nunca esteja. Mas já é um pontapé inicial para a valorização do bairro”, conta Adenilton Machado, que dirigiu a encenação e integra o Grupo Jovem Nova Geração.

Nenhum comentário :

Postar um comentário