quarta-feira, 30 de abril de 2008

Brincar é um direito!


O Encontro Brincar é um direito! Você Sabia? Reuniu no dia 25 de abril de 2008, no Centro Cultural Plataforma, 88 pessoas interessadas em refletir sobre a educação pública de qualidade, com foco nas crianças.

O Encontro foi realizado pelo Centro de Referência Integral de Adolescentes - CRIA e Centro Municipal de Educação Infantil CID Passos (CEMEI Cid Passos). Marcou o encerramento do Projeto Crianças Criando Cidadanias com Arte, apoiado pela Save the Children.

O objetivo foi a partir da experiência desse Projeto, sensibilizar os participantes para a importância de se pensar políticas de educação infantil pautadas na cultura da infância e no direito ao brincar, seguindo as recomendações da pesquisadora Lydia Hortélio que alertou para as prioridades máximas ao se pensar a educação das crianças.

Entre as 88 pessoas presentes estavam o sub-secretário Municipal de Educação Eliezer Cruz e de técnicos da Secretaria/CENAP professores, jovens dinamizadores culturais do CRIA, diretores, coordenadores regionais de ensino de 37 escolas municipais situadas no subúrbio ferroviário de Salvador onde fica situado o CEMEI Cid Passos.

O dia começou com um mergulho nas imagens dos brinquedos que Lydia Hortélio reuniu na pesquisa A Criança nova. A Criança Eterna-Imagens da Cultura Infantil através dos tempos: paralelos com o Brasil contemporâneo.

No debate após a apresentação, Lydia colocou ênfase em algumas recomendações para qualificar o espaço escolar: atender à cultura das crianças e à cultura da humanidade, que, observa Lydia, é o objetivo maior das escolas.

“As crianças não estão conseguindo se encantar com o mundo. A casa do menino é a natureza. O mundo urbano tirou as crianças da sua casa. Então essa escola, que não pode ser abandonada e sim transformada por dentro, precisa ter mais areia, árvore, natureza. Os meninos têm que aprender liberdade e é brincando que se aprende. Brincando também aprendem a servir e a entender o mundo. Entendendo o mundo é que cada um encontra seu lugar nessa grande orquestração. Precisamos de menos crianças na sala de aula e não podemos transformar o brinquedo em brinquedo pedagógico: fazer isso para conseguir aquilo. É deixar acontecer a ligação entre o professor e a criança na sala de aula.”

Essas recomendações estiveram presentes na experiência do Projeto documentadas no vídeo A Criança com Vida e relatadas com mais detalhes nos painéis pela Escola Municipal CID Passos (Alto de Coutos) e pelo Grupo Cultural Guerreiros da Paz (Periperi – Nova Constituinte).

O vídeo A Criança Com Vida – tem 15 minutos e foi filmado durante a realização das atividades do Projeto em 2007, uma experiência de Educação no ensino formal e não formal. Foi realizado por 4 jovens participantes do Ateliê de Artes Multimídia do CRIA que participaram da formação da formação em vídeo, com orientação de Lia Mattos, da Doc Doma Filmes. O vídeo convida todos a criar espaços afetivos para a renovação do mundo e de nós mesmos.

Através da visão desses jovens em formação, o vídeo mostra o universo das crianças que estão à nossa volta e faz refletir sobre a relação dos jovens com as crianças. Como que juntos, também com as famílias e artistas dos bairros populares, podem construir uma nova comunidade? Bonita, alegre, que tenha paz e direitos assegurados para todos.

Esta atividade integrou a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, como parte da programação da Semana de Ação Mundial 2008. Para outras informações sobre a Campanha, acesse o endereço
www.campanhaeducacao.org.br.

Para o Encontro contamos com o apoio da Save the Children – Reino Unido, Casa Brasil, Centro Cultural Plataforma, Secretaria Municipal de Educação e Cultura / CENAP.

Nenhum comentário :

Postar um comentário