domingo, 30 de março de 2008

Da Bahia para Londres: dois jovens de grupos do CRIA participaram do Painel das Crianças da Save The Children / UK

Tâmara Lopes e Marcos Oliveira
em evento do Save The Children
Nos dias 7 a 14 de março, Tâmara Lopes (16) e Marcos Oliveira (17) foram os únicos latino-americanos a se encontrarem com o alto escalão da Save The Children, ONG parceira do CRIA. Também participaram 12 jovens de diversas regiões do planeta. O objetivo foi avaliar as políticas implementadas pela organização, sob o ponto de vista da criança e do adolescente que participa das ações realizadas através dos projetos apoiados.

Esta é a primeira vez que a dupla sai do país! Foram acompanhados por Irene Piñeiro, coordenadora da Área de Saúde do CRIA. Durante uma semana, refletiram com os demais jovens sobre a atuação da Save The Children, em escala mundial, fazendo recomendações aos seus dirigentes.


Também puderam compartilhar experiências e aprendizados com realidades e culturas bastante distintas. Em suas intervenções, falaram sobre a falta de políticas específicas para jovens, problemas relacionados à saúde e à violência, especialmente entre negros.

Tâmara e Marcos participaram em 2007 dos grupos artísticos do CRIA Mais de Mil e Tribo do Teatro. São lideranças em grupos comunitários que desenvolvem Planos de Ação em busca de melhorias de vida da população dos bairros onde moram (Pernambués e Fazenda Coutos), através da experimentação da arte-educação em diversas formações comunitárias, articulação com potos de saúde, associações de moradores, órgãos públicos da cidade e outros grupos comunitários.

Esta é a primeira vez que o Secretariado do Reino Unido e os diretores da organização encontram-se com o Painel da Criança. Foram reunidas cerca de 60 pessoas dos países Brasil, Africa do Sul, Mongolia, China, Inglaterra e Bangladesh, entre técnicos de organizações como o CRIA e os 14 jovens citados. A expectativa da Save the Children é tornar essa relação regular e incorporar a perspectiva da criança nas atividades da organização.


Importante isso, heim?
* Para saber mais sobre a Save The Children, acesse o site http://www.savethechildren.org/

Nenhum comentário :

Postar um comentário