quinta-feira, 17 de abril de 2014

Clima de confraternização invade Abertura CRIAtiva Anual 2014

“E no fim sempre acaba em dança, teatro, poesia e música”, era o que se ouvia no salão do Serviço de Atendimento ao Turista – SAT, no encerramento de mais uma Abertura CRIAtiva Anual, no dia 12 de abril. O evento, que deu o pontapé inicial para as atividades artísticas em 2014, contou com presenças pra lá de especiais dentre familiares, jovens atores, ex-CRIAtivos, parceiros e a equipe do CRIA.

A Abertura CRIAtiva começou antes mesmo das apresentações. Um delicioso café da manhã aguardava à todos, que aproveitaram os reencontros para colocar o papo em dia. Em seguida, os eternos CRIAtivos, Sérgio Bahialista e Gutemberg Santana, recepcionaram os convidados com um animado cordel  que contava um pouco  da história dos 20 anos de arte- educação. O reconhecimento em cada frase, cada referência à um determinado momento do CRIA, transportou cada figura presente à época vivida nessa história de 20 anos de coletividades.

A alegria e o saudosismo deram lugar às sábias e cada vez mais cheias de energia, palavras das coordenadoras gerais, Eleonora Rabêllo e Beth Vieira. O clima era mesmo de retrospectiva e, aos poucos, importantes personagens foram lembrados pela sua imensa contribuição para o crescimento e fortalecimento da instituição, dentre eles, o de Fátima Fróes, diretora-geral da Fundação Pedro Calmon e uma das primeiras colaboradoras do CRIA, que estava nas primeiras filas e fez questão de falar sobre sua experiência ao lado de Maria Eugênia e Eleonora Rabêllo em 1994.

Todo mundo pôde também acompanhar a Linha do Tempo 2014, apresentada pelo coordenador de equipe multidisciplinar, André Araújo e que revela a programação de atividades do CRIA ao longo do ano, a exemplo do III Festival A Cidade CRIA Cenários de Cidadania, que será realizado de 26 a 30 de agosto. E como manda o figurino, a sequência final foi de pura arte! O recém formado grupo independente de poesia, Vozes do CRIA, deixou o seu recado, dando sequência à
animada dupla Shekerê, preparador vocal dos jovens atores, e
Romilson Freitas, diretor do espetáculo Prá lá de Tempo. A performance musical teve direito a coro e chegança da plateia ao centro da sala, onde todos caíram na dança, ao lado da ex-coreógrafa do CRIA, Jedjane Mirtes, atual e iluminada rainha do Malê Debalê.

Um comentário :

  1. Uau! Um texto que exala cheiro de alegria que CRIA! Adorei!
    Parabéns querido CRIA! Feliz por fazer parte dessa história! Foi uma manhã maravilhosa! Amei fazer o cordel e recitá-lo junto da minha galera!
    Axé e inté! Vida longa!

    ResponderExcluir