sexta-feira, 30 de abril de 2010

PNUD lança livro sobre situação dos jovens

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lança o  Relatório de Desenvolvimento Humano para o Mercosul "Inovar para Incluir: Jovens e Desenvolvimento Humano". O documento, apresentado em espanhol em dezembro passado, estará disponível agora em português. Ele expõe dados sobre a vida dos jovens dos quatro países fundadores do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, como forma de contribuir para o debate sobre a importância de se investir na juventude para avançar na questão do desenvolvimento humano.

O estudo constata que o Brasil, 75º no Ranking do IDH, "é o único país dos quatro que alcançou uma melhora substancial no médio prazo, com uma redução de mais de um terço da pobreza estrutural [privação reforçada por barreiras sociais, econômicas e administrativas que impedem o acesso a oportunidades de trabalho, melhor assistência hospitalar e moradia]". A pesquisa sugere que este comportamento está associado a um forte aumento no nível educativo dos jovens registrado nos últimos anos.

O relatório também indica que persistem as diferenças regionais, sendo que a região nordeste é "uma das zonas do Mercosul onde os jovens vivem em piores condições". Negros, mulatos e principalmente índios continuam os mais expostos à pobreza.

Além disso, a violência, os altos níveis de desigualdade, a discriminação de gênero e o sentimento de exclusão dos mecanismos formais de participação política são outras queixas comuns aos jovens brasileiros. Entretanto, "os jovens estão conscientes de seus direitos, e por isso formulam diversas demandas ao Estado como, por exemplo, a diminuição da violência, melhorias na saúde e educação e luta contra a corrupção"diz o relatório.

Leia o documento completo

Fonte: www.pnud.org.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário